terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Vila - Paulo Setúbal

O dia 11 de agosto, além de ser o tradicional Dia do Pindura, quando alunos de direito do país todo tem passe livra para comer e sair sem pagar, é, também, o dia do aniversário da minha city, Tatuí, mais conhecida como Cidade Ternura. Para as comemorações temos, durante toda a semana, espetáculos teatrais - à tarde para o publico infanto-juvenil, à noite para o publico adulto – apresentações de orquestras, Torneio de Cururu, Concurso Literário Paulo Setúbal, Apresentação da Esquadrilha da Fumaça e o Desfile Cívico no dia do feriado. Têm, também bailes, jogos de futebol, encontros de dança... uma infinidade de atrações para todos os gostos...

Em homenagem a cidade, vou postar aqui, durante essa semana e a próxima, algumas das coisas que eu gosto... e uma delas são as poesias do famoso escritor da cidade, Paulo Setúbal.

Vai ai uma delas.


A VILA

Lembro-me bem dessa vilota rude,
Onde eu me fui, sem gosto e sem saúde,
Buscar um poiso para os meus cansaços.
Que terra triste! Triste e sertaneja:
A escola, a hospedaria, a antiga igreja,
E a capelinha do Senhor dos Passos...

Na esquina, em frente à Câmara, o barbeiro.
Logo depois, num colossal letreiro,
A "Loja Popular" do velho Lopes.
E é bem no largo da Matriz que fica
A sempiterna, a clássica botica,
Com seus reclames de óleos e xaropes...

Ah! Foi aí, nesse ermo de tristeza,
Nessa terreola fúnebre e burguesa,
Tão sem encantos, tão descolorida,
Que eu fui viver, com lágrimas e flores,
No mais cruel amor dos meus amores,
A página melhor da minha vida!


Se você quiser saber mais sobre o autor, clique aqui!!!

Beijos
Fefa Rodrigues

Nenhum comentário: