quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Laranjeira em Flor

Laranjeira em Flor

Eu gosto de cheiros. Gosto do aroma das coisas. Perfumes, comidas, roupas limpas, cabelo cheiroso... aliás, eu tenho a mania de sentir o cheiro de tudo e o melhor perfume que eu já senti em minha vida é o da flor de laranjeira. Percebi esse aroma nos dias quentes de inicio de agosto, no meu primeiro ano de faculdade, quando o sol do meio dia parece que vai fazer a gente derreter. Era nessa hora que o ônibus que trazia os estudantes de volta para casa passava bem no meio de uma infinidade de plantações de laranja e, enquanto algumas meninas reclamavam da minha janela aberta, porque o vento desarrumava seus belos cabelos, eu ficava ali, de olhos fechados, sentindo o perfume e, até hoje, quando sinto aquele cheiro doce e refrescante, me sinto feliz por lembrar daqueles bons dias, quando meus sonhos começaram a se realizar.

Não sei se foi o perfume que inspirou o poeta, mas achei uma poesia que chama Laranjeira em Flor, e vou postá-la ai embaixo e, se num dia de agosto, época em que as laranjeiras florecem, você estiver passando por uma plantação de laranja, respire fundo e deixe seu coração voar...


Laranjeira em Flor
Homero Expósito

Era mais branda que a água
que a água branda
Era mais fresca que o rio,
laranjeira
em flor
E
nessa rua de estio,
rua perdida,
deixou um pedaço de vida
e se marchou.

Primeiro há que saber sofrer,
depois amar, depois partir
e ao fim andar sem pensamento
Perfume de laranjeira em flor,
promessas vãs de um amor
que se escaparam no vento.

Depois, que importa do depois
Toda minha vida é o ontem
que me detém no passado
Eterna e velha juventude
que me há deixado acovardado
como um pássaro sem luz.

Que lhe haverão feito minhas mãos?
Que lhe haverão feito,
para me deixar no peito
tanta dor?
Dor de velho arvoredo
canção de esquina,
com um pedaço de vida,
laranjeira em flor.
Beijos
Fefa Rodrigues

Um comentário:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

O perfume Flor de Laranjeira, da Natura, então é o presente perfeito, nÉ?:D
Eu também não gpstava muito de Big Bang na primeira temporada, mas depois ficou mais legal, e hoje eu amo!

Beijos!