segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Alexandros – Valério Máximo Manfredi

Tem coisa mais gostosa do que entrar do site da Submarino e achar uma super-promoção de livro? Poucas coisas são melhores que isso... assim é que, um belo dia sem muito o que fazer, entrei no site e achei a coleção Alexandros – são três volumes - por R$ 29,90 e sem frete! Não conhecia o livro, não conhecia o autor, mas comprei! Li o volume I nas férias de janeiro, na beira da piscina (ôh delícia... Graças a Deus o inverno já está dando adeus!!!).



Alexandros – O Sonho de Olympias é o primeiro volume dessa série que, como é fácil de perceber, reconta a vida de Alexandre, o Grande. O livro não é longo, tem 310 páginas, a linguagem é simples e fácil, lembra o estilo da série Ramsés, que eu também já comentei, e é uma boa dica para presentear um adolescente!!:o)

Mas, mesmo quem já não é mais adolescente e que gosta de romances históricos vai curtir. Claro, não tem a profundidade de Bernard Cornwell e é meio que, digamos, linear, uma história em linha reta, sem muito rodeio, focada em acontecimentos da vida desse grande personagem, mas é gostoso de ler.

Confesso que no início não estava gostando muito, acho que porque quem se acostuma com Cornwell se torna um pouco mais crítico com romances históricos. O que me incomodava era que os fatos narrados eram muito isolados... faltava um pouco de mistério, de intriga... mas depois de unas 30 páginas eu gostei e li rapidinho, sem parar... só não li a sequencia imediatamente porque tinha acabado de chegar minha coleção A Busca do Graal...

Vamos a história. O volume I começa com o sonho que Olympias teve quando estava grávida de Alexandre, um sonho cheio de presságios que indicava a força de seu filho e o destino excepcional que o esperava. A partir daí são contados alguns fatos da infância e adolescência de Alexandre, suas aventuras, suas amizades, especialmente com Heféstion, a forma como ele se relacionava com as mulheres, o episódio de como ele domou seu cavalo Bucéfalo, e bem especificamente a fase em que ele passou sendo ensinada por Aristóteles.

Essa foi a parte que eu mais gostei, pois o pai de Alexandre, Felipe da Macedônia queria que seu filho fosse educado como um grego para que um dia ele pudesse se tornar o senhor de toda a Grécia o que seria impossível se ele fosse visto como um bárbaro incivilizado.

O livro também narra algumas das batalhas entre Felipe e as cidades gregas que se opunham a ele e termina com a sua morte no dia do casamento da filha, aliás, certamente uma morte que não foi do jeito que ele desejava. Alexandre, então, tem que agir rapidamente para tomar o poder e a trama envolvendo a busca pelo assassino fica para o volume II, Alexandro – As Areias de Amon, que eu ainda não li, mas que está ali na minha estante me esperando!!

Como eu disse, é uma leitura leve, bem cara de férias mesmo, e eu espero ler o volume II em janeiro, sentindo a brisa do mar!!! :o)

Fica ai mais uma dica... como já disse ali em cima, para uma leitura relaxante ou para dar de presente e semear o gosto pela leitura nos jovens corações!!! (nossa que pética que eu estou hoje!!!hehehehehe).

Beijos e boa leitura!!
Fefa Rodrigues

Um comentário:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Só passei para avisar que já está em pré-venda A Tormenta das Espadas, o terceiro das Crônicas do Gelo e do Fogo. Ah! E esse aqui está na minha lista de leituras futuras!

Beijos!