terça-feira, 23 de agosto de 2011

Olhai os Lírios do Campo – Érico Veríssimo

Um pouco de literatura brasileira, para variar! Li este livro há tanto tempo, acho que tinha uns 16 anos e é uma bela história que comprei em um sebo da cidade. Nunca mais me esqueci da carta que Olívia deixa para Eugenio, carta que ele só deveria ler se ela não sobrevivesse e onde ela dizia que, quando ele se sentisse mal pela pobreza, deveria sair e olhar os lírios do campo.

O que eu li era assim, bem antiguinho também!!
Outra coisa que me marcou nesse livro foi o episódio em que Eugenio está com seus colegas da faculdade de medicina e encontra seu pai, um homem simples e humilde, na rua, e finge que não o conhece. Seu pai respeita sua vergonha e passa por ele sem falar nada.

A história gira em torno de Eugênio, filho de um alfaiate, pobre, mas que graças aos esforços de seus pais estudou em um ótimo colégio e formou-se em medicina. Eugenio odeia a pobreza em que sempre viveu e sonha em ser rico, mas na noite de sua formatura ele conhece Olívia, colega de turma e também de poucos recursos. Os dois se apaixonam, mas uma vida de pobreza faz Eugenio nunca assumir qualquer responsabilidade ou compromisso com Olívia que, acaba deixando a cidade de Porto Alegre para trabalhar em um hospital de uma pequena cidade.

Eugênio então conhece Eunice, filha de um rico empresário, e se casa com ela. Olívia volta para Porto Alegre e conta para Eugênio que ele é o pai de sua filha Anamaria, mas, apesar de não amar Eunice, o medo de uma vida de pobreza faz com que ele continue com ela apesar do relacionamento cadê vez mais decadente e mesmo amando Olívia.

Quando Olívia morre, Eugenio acaba assumindo a filha e se separa de Eunice, então, passa a ser um médico dos pobres, encontrando harmonia interior ao buscar tornar o mundo melhor.

Um livro legal, uma história tocante e uma amostra de boa literatura brasileira!!

Até, já comentei aqui que eu gosto de ler um clássico e um livro atual e é bom ler um pouco de literatura brasileira de vez em quando, então Olhai os Lírios do Campo é uma boa!!! Vale a pena ler.

Beijos e boa leitura!!
Fefa Rodrigues

4 comentários:

moretti disse...

oii fer

eu ja li esse livro..por sinal, eu tenho..e de fato é bem legal...

fazia tempo q nao passava aqui neh...

e vc ja ouviu damien rice? vi que vc postou a musica dele vesao brasileira aqui...é mto show..mas ele é meio depre demais..hehehe

abracao fer

xauxau

Fefa Rodrigues disse...

Oi Má... é fazia tempo qu vc não me visitava!

Então, não ouvi essa cantora ainda, aquela musica que postei eu ouvi aqui no trabalho, a Tais que me mostrou... dai achei bonita... mas vou procurar ela no youtube!!!!

:o)

moretti disse...

na vdd o Damien Rice é homem fer..hehhe...as musicas dele sao beem legais!!

e adele, vc gosta??? nossa..mto bom tb..

e vendo seu post sobre livros emprestados, nem preciso dizer que o meu 'nem soh de caviar vive o homem' nao voltou da casa dos nossos 'amigos' gemeos neh...

sem comentarios!!!

coitado do thomas lieven..ehhehe

Fefa Rodrigues disse...

Máááá... não conheço nenhum dos dois!!:o/

Estou meio por fora do universo musical... hehehe... mas vou procurar no youtube hehehehe