sábado, 13 de agosto de 2011

Paixão India - Javier Moro

Paixão Índia é o livro que conta a história real do amor do rico marajá indiano, o rajá de Kapurthala por Anita Delgado, uma jovem bailarina espanhola. Anita tinha apenas 17 anos quando o marajá a viu dançando e se apaixonou por ela. Desde então, diariamente o marajá voltou para vê-la se apresentar e a cada dia mandava ricos presentes para a garota de família humilde. Não demorou para que ele conquistasse seu coração e em 28 de janeiro de 1908 a espanhola chegou montada em um elefante branco adornado com centenas de pedras preciosas à uma pequena cidade indiana, para se tornar uma princesa.


O marajá respeitou as vontades da jovem esposa europeia e não levou-a para viver na zanana, residência onde suas outras esposas viviam sob a direção da esposa mais velha. Anita, diferente das outras esposas do marajá, ganhou um palácio, joias, presentes fabulosos e dezenas de serviçais. Uma vida luxuosa, mas solitária.

No início, entre Anita e o esposo reinava uma paixão ardente, embalada pelo sensualidade típica do povo indiano, mas o tratamento diferenciado que o marajá reservou a Anita gerou ciúmes em suas outras esposas e intrigas. Com o tempo, Anita começou temer por sua segurança e de seu filho, constantemente sonhava que haviam colocado um escorpião no berço do menino.

O choque cultural também foi grande. Não foi fácil para uma europeia se adaptar aos costumes milenares da Índia do início do século XX.

Depois de algum tempo, o relacionamento com seu marido, bem mais velho do que ela, começou a esfriar, especialmente depois que Anita ficou doente e por recomendação médica, privada de manter relações por um tempo. Cada vez mais solitária, Anita acaba se envolvendo com alguém muito próximo de seu marido e as consequencias desse romance vão ser devastadoras.

Como pano de fundo, ainda se desenrola os movimentos contra a dominação e o colonialismos da Inglaterra na Índia, com personagens como Gandi e Bibi Amrit Kaur.

Eu gostei do livro, é bom. Minha sobrinha não gostou. Acho que o mais interessante de tudo é poder conhecer a cultura Indiana. Por ser uma história real, as partes tristes ficam anda mais tristes, mas é algo interessante de se ler.

Fica ai a dica!!  
Beijos
Fefa Rodrigues

Nenhum comentário: