terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cuidando bem dos livros


Minha Estante
Dia desses as duas primeiras prateleiras ali em cima despencaram sobre mim exatamente na hora em que eu estava abaixada ali do direito, pegando uma meias na caixinha de meias que fica naquele canto. Ganhei um galo na cabeça, a capa do Dom Quixote rasgou na queda, uma das canecas onde deixo minhas canetas coloridas se espatifou em centenas de caquinhos, mas todos ficaram bem, até meu pobre note que suportou o impacto da queda.

Quando comentei com minha querida e amada sobrinha o acontecido, ela me disse que na verdade não foi culpa de um prego mal preso, mas foi, na realidade, uma revolta de todos os personagens que estão aprisionados nos livros, já que eles foram lidos poucas vezes “a razão de ser de um livro é ser lido, Fê”, foi o que ela me disse.

Bem, não que eu não goste de emprestar meus livros, de verdade, eu não me importo, aliás, desde que comecei o blog encontrei duas “emprestadoras de livros” lá no trampo, para quem eu empresto com todo o prazer do mundo, agora o que eu detesto mesmo é emprestar um livro e ele voltar amassado, arranhado, com as folhas cheias de orelhas, sujo... ah isso não dá, isso me revolta! Será que essas pessoas nunca ouviram falar de marcadores de páginas???

Dá uma olhada no estado em que o meu Anjos e Demônios voltou:

Não sei se dá pra perceber pela foto, mas essas manchas são de bolor – como alguém consegue deixar um livro embolorar num lugar onde faz calor 10 meses por ano??

E o Cem Anos de Solidão que sequer voltou?! Sabe o que mais me revolta? É que se não me entregaram ele de volta é porque nem leram, porque se tivessem lido, quando terminaram, iam pensar em devolver... então, com certeza ele está esquecido em alguma gaveta empoeirada e um dia, quando alguém resolver fazer uma limpeza, vai mandar ele para o lixo reciclável!!!:o(

Por isso eu tenho maior cuidado com meus livros SIM. Eu quero que eles sejam lidos, tanto que vivo fazendo propaganda deles para as pessoas e sempre ofereço o empréstimo, mas eu quero que eles voltem tão saudáveis quanto foram, e sabe porque? Porque dizem que um dia os livros de papel vão deixar de existir e se isso acontecer um dia meus netos vão ficar muito felizes com as relíquias que eu vou deixar de herança!!

Bom, então, pra ajudar a preservar melhor meus livros, eu encapo eles com papel contact – alguns insinuam que eu sofro de TOC, mas não ligo risos. Olha só como é fácil.

Antes...
...durante...

Depois!
Pode parecer, pelas fotos, que sem contact a capa está mais bonita, mas olha a comparação ai embaixo, o livro da esquerda, O Imperador – Campo de Espadas, ainda não está encapado, enquanto que o O Imperador – Os deuses da Guerra, já está encapado!!


Então, cuide bem de seus livros, um dia eles podem ser uma relíquia tão valiosa quanto o Graal!;o)

Beijos
Fefa Rodrigues

2 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Eu também tenho o maior ciúme dos meus livros. E também encapo, pelo menos os que eu mais gosto. Ainda tenho uma dorzinha de consciência porque muitos deles estão empilhados numa mesinha no meu quarto, porque minha estante mesmo, que não é muito grande, está lotada. E olha que aqui no meu quarto só tem os meus mesmo, em inglês. Os outros ficam no quarto da minha irmã, que também já está sem espaço. Duas bookaholics, fazer o quê? E ameii a fala da sua sobrinha, da revolta dos personagens! Eu tenho que tomar cuidado, então, porque tem um monte aqui em casa esperando ser lido!
Quanto a Guerra dos Tronos, o primeiro não tem muitoa fantasia mesmo, isso fica mais para o final, mas é fantasia sim. Só que não é bem como O Senhor dos Anéis, com elfos, etc. Mas tem dragões e bruxos!
E eu estou amando Azincourt! Estou quase na metade, porque como estou trabalhando mais, e quase sem folga, não li muito. E aqui em casa eu prefiro ler A Dance with Dragons, o quinto das Crônicas do Gelo e do Fogo, que parece um dicionário de tão grande, não dá para ficar carregando por aí. Nick Hook só perde mesmo para o Derfel:)

Beijos!

Fefa Rodrigues disse...

Então é quase igual em minha casa, pq minha mãe tem um armario umas 3 vezes maior que minha estante, abarrotada de livros tbm hehehehe!"!

Esse engócio de leitura meio que é de família, sabe!;o)