segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Os Pilares da Terra – Ken Follett

Esta é mais uma história que se passa na Idade Média e que, para falar a verdade, eu não conhecia – nem autor nem obra – até começar a frequentar o blog Eu Leio, da Luciana Russa. Foi lá que eu conheci várias obras do Ken Follette e li os comentários sobre Os Pilares da Terra pela primeira vez.


Como a história gira em torno da construção de uma catedral na Idade Média – duas coisas que eu adoro. Idade Média e Igrejas – e como o blog falava muito bem do autor e especialmente deste livro, abri uma “aba” no meu Internet Explorer e encomendei!!!

A obra tem dois volumes, eu li o primeiro e gostei, ainda não comprei o volume dois, mas está na lista de próximas aquisições.

Sobre a história, ela tem quatro núcleos (não achei uma palavra melhor) distintos que vão se fundir mais adiante.

Tudo começa quando Tom Construtor está trabalhando na construção da casa de Wilian, um cavaleiro boçal e estúpido – um dos personagens mais odiosos do universo literário. Acontece que o tal cavaleiro pretendia se casar com Aliena, a quem o pai, em grande senhor de terras e nobre, tinha prometido não impor o casamento, permitindo a ela escolher seu marido. Aliena rejeita Wilian – e bem que faz porque o cara é um idiota - e isso gera enorme ódio e desejo de vingança por parte do cavaleiro e de seus pais que se sentem humilhados. Sem o casamento, Wilian determina o fim da construção da casa e Tom acaba sem emprego, tendo que vagar de cidade em cidade em busca de sustento para sua família – sua mulher que está grávida, seu filho Alfred e sua filha Martha.

Em razão de acontecimentos que eu não posso relatar para não estragar a graça de quem ainda não leu o livro, outras três pessoas acabam se envolvendo com essa família. O Prior Philip e Ellen e seu filho Jack, esses dois moradores da floresta.

Toda história se move em volta dos desejos desses personagens centrais além de haver, como pano de fundo, um segredo envolvendo o naufrágio do White Ship, acidente que deixou o Rei Henrique I sem descendentes e que vai acarretar a disputa pelo trono que também vai influenciar diretamente a vida de todos esses personagens.

Tom deseja construir uma catedral, Aliena deseja vingar a morte de seu pai e fazer de seu irmão um cavaleiro para retomarem suas terras que foram confiscadas, Ellen deseja Tom, Wilian deseja Aliena, o que também desejam Alfred e Jack, o Bispo Walren desejo seu castelo, o prior Philipe deseja reformar o priorado.... e de desejo em desejo a história se move.

A história é boa, bem escrita, um enredo interessante.

Ah! Já ia me esquecendo.... o livro virou uma série para a televisão, eu vi os primeiros capítulos, mas não quis terminar antes de ler o segundo volume. Muito bem feita, vale a pena assistir.

Lá no blog Eu Leio tem várias dicas de outros livros deste autor, e eu estou super interessada em ler O Homem de São Petersburgo e a série Queda de Gigantes.

Ai Jesus, eu preciso mesmo viver 100 anos...

Tá ai mais uma dica!!!
Beijos e boa leitura!!!
Fefa Rodrigues

2 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Nem precisa falar nada: simplesmente perfeito. E a série também é excelente, você vai gostar dos próximos episódios!

Beijos!

cris disse...

Muito bom mesmo! Precisa de ler também O Mundo sem fim, que é uma continuação dos Pilares...
Gostei de passar por aqui.
Boas leituras!
Cris
http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com