sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ramsés - Christian Jacq

Já faz bastante tempo que eu li essa série de 5 volumes, então não vou fazer um resumo-comentário de cada um deles, pois já não me lembro assim tão detalhadamente, mas vale muita a pena dar a dica, porque os livros são muito bons!

Como o próprio nome já diz, a série conta a história de Ramsés, o grande faraó do Egito, desde sua infância/adolescência, sua educação, o preparo para ser um alto dignatário egipicio e a decisão de seu pai Setti, que o escolheu para ocupar seu lugar em vez de escolher o filho mais velho.

A linguagem do livro é leve e fácil, então é daqueles que, apesar de ter umas 350 páginas, a gente acaba lendo rápido. Claro que a autor usou fatos reais e acontecimentos fictícios para construir a história, mas, até onde me parece, ele foi bem didático ao reconstruir a vida no antigo Egito, desde o cotidiano das altas classes até o dia-a-dia do povo, os costumes e, o que eu gostei em especial, as práticas e rituais religiosos.

A série começa com Ramsés ainda criança e conta parte de sua época de estudos junto com seus três grandes amigos, dentre eles Moisés que um dia levaria seu povo embora do Egito. Então, a gente vai acompanhando a formação intelectual e do caráter de Ramsés que, além de ser uma pessoa excepcional, parece realmente amado pelos deuses, até que ele assume o trono e governa o Egito até seus 89 anos.

Os principais fatos e acotnecimentos de seu reinado são retratados na obra, dá para aprender bastante coisa e sonhar em conhecer o Egito!!

O amor de Ramsés pelo Egito, sua inteligência e astúcia, o dia-a-dia naquele país em uma época de grande glória, com templos magníficos, o equilíbrio entre religião e ciência, as aventuras de sua juventude, a paixão por Iset, a Bela e o amor eterno por Nefertari, a magia que envolve a vida de cada um desses míticos personagens tornam essa série uma das melhores que já li.

Leitura gostosa e empolgante, cheia de mistérios e super envolvente.

Os livros são:

Ramsés - O filho da luz

Ramsés - O templo de milhões de anos

Ramsés - A batalha de Kadesh

Ramsés - A dama de Abu-Simbel

Ramsés - Sob a acácia do ocidente

Imagem gentilmente cedida pelo Google!!

Outra leitura super recomendada!
Beijos e boa leitura
Fefa Rodrigues

3 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Eu também amo essa série, já li umas duas vezes, mas tenho que reler para comentar, porque faz tempo e não me lembro de muita coisa. E se você gostou desses, também vai gostar de A Pedra da Luz, outra coleção dele sobre o Egito.

Beijos,

Fefa Rodrigues disse...

Feee

pra variar a gente com o mesmo gosto né!!!

Samuel Medina (Nerito Samedi) disse...

Oi Fefa e Fê,

Eu tinha entrado no blog da Fê pra ver se ela tinha escrito algo sobre o Ramsés. Aqui encontro uma resenha sua sobre a série, Fefa.

Eu acabei de ler (agora mesmo) o primeiro livro. Esse eu não gostei nem um pouco. E minha dificuldade foi desde os diálogos até o enredo. Não sei, talvez seja o momento para essa leitura.

Então, talvez eu tente ler novamente textos do Christian Jacq em outra época.

Abraços,