quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mar Morto – Jorge Amado

Mar Morto é uma das poucas obras de escritor brasileiro que eu tenho na minha estante. Não que eu não goste dos escritores brasileiros, mas essa foi uma fase que ficou para trás como eu já comente aqui.

O primeiro livro do Jorge Amado que eu li foi Capitães da Areia, que narra a vida de um bando de meninos de rua que vivem em Ilhéus, eu era muito novo, tinha uns 14 anos, mas gostei da escrita dele e também da história.

Só depois de muito tempo eu li Mar Morto, e amei. Acho que foi o único livro que me fez chorar no final.

O livro narra vida dos pescadores na Bahia, por meio do personagem principal Guma, um pescador que, segundo tudo leva a crer, era lindo! Digamos que ele é muito bem descrito! Forte e corajoso ele é como um líder local. Guma se apaixona e se casa com Lívia, que vive amedrontada, sempre que o marido sai para o mar, temendo que Iemanjá o leve. É uma história de amor e que retrata a vida e a cultura bahiana, os costumes, as tradições, o culto a Iemanjá, personagens bem típicos, tudo super bem escrito por esse que é um dos maiores escritores brasileiros. O livro é muito bom e sem dúvidas está entre meus preferidos na literatura brasileira.

Depois que a gente lê Jorge Amado fica com uma vontade louca de conhecer a Bahia!!

Vai ai um gostinho:

“Agora eu quero contar as histórias da beira do cais da Bahia. Os velhos marinheiros que remendam as velas, os mestres de saveiros, os pretos tatuados, os malandros sabem essas histórias e essas canções. Eu as ouvi nas noites de lu no cais do Mercado, nas feiras, nos pequenos portos, junto aos enormes navios suecos no cais de Ilhéus. O povo de Iemanjá tem muito o que contar.
Vinde ouvir essas histórias e essas canções. Vinde ouvir a história de Guma e de Lívia que é a história de vida e amor no mar. E se ela não vos parecer bela  culpa não é dos homens rudes que a narram. É que a ouviste da boca de um homem da terra, e, dificilmente, um homem da terra entende o coração dos marinheiros. Mesmo quando esse homem ama essas histórias e essas canções e vai às festas de dona Janaína, mesmo assim ele não conhece todos os segredos do mar. Pois o mar é mistério que nem os velhos marinheiros entendem.”


Fica ai duas dicas para quem quer conhecer um pouco mais da literatura brasileira e da cultura Bahiana – Capitães da Areia e Mar Morto, e aproveitando a deixa, busca no youtube algumas músicas do Caymmi, daí fica completo!!!

Beijos e boa leitura!!!
Fefa Rodrigues

Um comentário:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Eu não li Mar Morto, mas adoro Capitães da Areia. Chorei no final...Já faz tempo, nem me lembro direito da história, mas sei que ela é comovente. E continua atual, infelizmente...

Beijo!