quinta-feira, 2 de junho de 2011

Do Amor e Outros Demônios – Gabriel Garcia Márquez

É, realmente, Gabriel Garcia Márquez é uma sumidade quando o assunto é amor. Eu adoro as histórias dele, cheias de paixão, de extremos, daquele amor que arde na alma... bem latino, né! E nessa obra mais um exemplo de tudo isso.

Detalhe da Capa
Comprei meu exemplar no sebo da cidade, e li ao mesmo tempo em que finalizava minha monografia! Ai que sofrimento ter que abandonar as páginas amareladas desse mundo fantástico para argumentar em favor do Poder Normativo das Agências Reguladoras (é... esse ai foi o tema da minha monografia... difícil, assim só pelo título, identificar qual era mais empolgante, não?! Brincadeiras a parte... eu sou uma Apaixonada por Direito também... mas meu coração tem uma quedinha maior por literatura!).

Mas... voltando ao assunto, nessa obra temos de volta em grande estilo aquele mundo fantástico cheio de situações absurdas.

A história começa quando, durante a reforma de uma igreja, a cripta quebrada revela uma cabeleira de vinte e dois metros e onze centímetros grudada ao crânio de uma menina que, segundo as inscrições da lápide se chamava Síerva Maria de Todos Los Angeles e que teria sido enterrada ali há cerca de 200 anos.

A partir daí começa a história da menina que não cortava os cabelos graças a uma promessa de que deixaria crescer até o dia do casamento e que, apesar de ser filha única de um marques, acabou sendo criada e educada pelos escravos da casa, por isso falada a língua deles, agia como eles e vivia entre eles, e que após ser mordida por um cão com raiva acabou encerrada em um convento, pois acreditava que ela estaria possuída – já que os sintomas eram os mesmos quer para a raiva quer para a possessão, a gente não sabe se a coitada estava mesmo possuída, estava com raiva, ou, para se vingar do mundo ao redor, usava os conhecimentos obtidos com os escravos.

Lá no convento, entre rituais de exorcismo e outros acontecimentos inacreditáveis que só poderiam se dar dentro de um convento imaginado por Gabo, o padre, responsável pela garota, acaba por se apaixonar por ela... e ai a história vai.

Da mesma forma como no livro Memoria de Minhas Putas Tristes, que eu falei dois posts abaixo, o amor puro aparece como fonte de redenção e como a única coisa que realmente vale a pena na vida. Outra história sem igual!

Que tal aproveitar o clima de romance que está no ar e ler uma perfeita história de amor?!?!
Está dada a dica...

Beijos e boa leitura!
Fefa Rodrigues

Nenhum comentário: