sexta-feira, 17 de junho de 2011

Literatura e Segunda Guerra Mundial - O Diário de Anne Frank

Sou Apaixonada por História e, fora a Idade Média, a Segunda Guerra é o evento histórico que mais me chama a atenção.

Algumas das minhas coisas sobre a II Guerra - Livros e Revistas de História
O primeiro livro ambientado na II Guerra que eu li foi O Diário de Anne Frank, emprestado por um tio – já anjo, quando eu tinha uns 14 anos (como foi um empréstimo e já há muito tempo, não tenho um exemplar para fazer a foto da capa).

Foi um livro que mexeu comigo. Claro que aos 14 anos eu já tinha idéia do que tinha sido a II Guerra, mas o meu pequeno conhecimento à época ainda não cheirava à sangue, só depois desse livro aquela guerra deixou de ser para mim uma sequência de informações escritas em papel branco e repetidas pela minha querida professora de história, e eu comecei a entender o horror de tudo aquilo, e eu ainda nem tinha lido algo que fizesse menção aos campos de concentração.

Não há muito o que contar sobre a história já que não é um romance, mas sim a narrativa dos dias em que aquela garota passou no esconderijo e que ela conta no diário que havia ganhado de presente em seu aniversário, ela também conta alguns dos acontecimentos que se deram alguns dias antes de ela e a família serem obrigados a se esconder... a chegada dos nazistas, a ocupação, a decisão de se esconder... Um relato que vale a pena ser lido.

Por essas coisas que eu acredito que a literatura faz toda a diferença na vida das pessoas e no modo pelo qual passamos a ver as coisas da vida, eu aprendi o que foi a II Guerra muito mais através da literatura que através dos livros da escola e aulas de história. Quando a gente lê um romance é como se vivessemos aquela história, como se sofressemos com os personagens, e foi o que aconteceu quando li esse diário. Nunca me esqueci do episódio em que alguém leva para Anne e sua família uma grande quantidade de morangos... não sei porque, mas foi o episódio que ficou marcado... 

Para quem não conhece – eu acho difícil que alguém não conheça esse livro ou não tenha ao menos uma noção de sua história – o Diário de Anne Frank é exatamente isso, um diário escrito por uma adolescente que, por ser judia, junto com sua família, foi obrigada a se esconder em um abrigo num prédio comercial durante a ocupação nazista na Holanda... nele ela conta sobre seus dias, seus medos e seus pensamentos, até que o esconderijo é descoberto e ela é levada para um campo de concentração...

Para mim, o mais tocante nessa história é o fato de estarmos lendo algo que foi escrito exatamente enquanto a guerra acontecia... são as impressões do momento... de alguém que sofreu a injustiça de ser condenado apenas pelo que era. Me dá até um aperto no coração de pensar quantas outras histórias como esta aconteceram naquela época sem que a gente nunca venha a saber...

Eu acredito que qualquer pessoa que conheça um pouco sobre o holocausto e tudo que envolveu a II Guerra será sempre um defensor da diversidade, das minorias, da liberdade de expressão, da igualdade, das garantias individuais e dos direitos humanos, do bem comum...

Aproveitando a oportunidade, vou deixar um poema que eu ouvi pela primeira vez antes da minha primeira aula sobre Direitos Fundamentais e que eu nunca mais esqueci... na verdade, nunca consegui descobri a versão exata, encontro na internet variações dele... acredito que são diferentes traduções, mas a idéia, a essência, permanece a mesma....

“Primeiro levaram os negros
Mas como eu não era negro, eu não disse nada;
Depois eles vieram e levaram alguns operários
Mas como eu também não era operário, eu não disse nada;
Depois prenderam os miseráveis,
e eu não me importei com isso, porque eu não sou miserável
Agora estão me levando Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém,
 já não há ninguém para se importa comigo.”

Bertold Brecht


Ah, eu já vi na Internet que existe um Museu da Anne Frank na Holanda... vou visitá-lo!!! ;o)

Como já li alguns livros ambientados na II Guerra, vou postá-los aqui numa série sobre o tema... assim, se é um assunto que você gosta ou quer conhecer mais, pode conhecer algumas dicas e sugerir outras também!!! Sinta-se à vontade!!!

Beijos e Boa Leitura!!
Fefa Rodrigues

3 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Acho que não conheço ninguém que não tenha lido esse livro. Eu até tenho duas versões, porque saiu uma depois sem a edição do pai dela. Elas não são muito diferentes, pelo menos que eu me lembre. E existe sim o museo. Minha irmã voltou faz um mês de viagem e ela foi pra Holnda e viu o museu. Ela não entrou, mas tirou foto da fachada. Só de pensar o que a gente pode ver lá dá um apeto no coração...

Beijos!

Kelly Couto disse...

Poxaaaa!!!eu li o Diário de Anne Franckeu tinha 14 anos. rsrs...e também sou muito apaixonada por livros de Segunda Guerra Mundial. E um livro que li muito bom, só que é um romance. Autora: Danielle Still "Honra Silenciosa" esse livro é contado nessa época da Segunda Guerra Mundial. Muito bom!!! E o livro que quero ler também é: Cartas para Hitler. Vc já leu? Dizem que é muito bom.
Bjoss parabéns pelo blog.

Fefa Rodrigues disse...

Kelly, não conheço esse livro que vc sugeriu, mas vou procurar descobrir mais sobre ele, eu adoro que as pessoas me deixem dicsa de leituras aki!!!

obrigada