sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pantaleón e as Visitadoras - Mario Vargas Llosa


Detalhe da Capa
Cômico. Essa é a definição para esse livro de outro grande escritor latino-americano. A história do capitão do exército peruano, Pantaleón Pantoja, um militar exemplar e perfeccionista, que cumpre suas missões de forma disciplinada e sem qualquer erro. Preparado para todo e qualquer tipo de missão que lhe for confiada, recebe o incomodo dever de organizar uma equipe de visitadoras – entenda-se: prostitutas, para que elas, em visitas aos soldados espalhados e isolados pela selva amazônica, saciem seus apetites, já que esses mesmos soldados acabaram violentando as mulheres das localidades. Já começa ai o absurdo, né... em vez de punição um paliativo para tentar controlar os homens, tudo mantido com dinheiro públicos!!!

Mas Pantaleón é um militar, e como tal, obedece às ordens que recebe e à hierarquia cegamente e como pessoa extremamente competente ele põe em prática a missão com uma riqueza de detalhes sem igual, a escolha das cores da sede, o nome do barco que irá levar as visitadoras, a arrumação dos leitos, tudo com um significado e uma razão, já que ele vai aplicar todo seu conhecimento em logística e estratégia para criar um perfeito serviço de visitadoras, para cumprir sua missão como um herói!

Em um quartel na selva, sua mulher estranha o fato de eles não irem viver na vila militar... sua missão é secreta e apenas as altas patentes tem conhecimento de seus objetivos... sua mulher nem sonha com as atividades do marido.

Detalhe da Capa
Mas, nem toda sua capacidade e engenho conseguem manter sua missão em sigilo, pois ele tem que enfrentar a imprensa, a igreja, a burocracia e uma beldade apelidada de a Brasileira (detestei a alcunha porque detesto a idéia infeliz que muita gente tem de que aqui no Brasil a gente anda de biquíni pelas ruas cercadas de macaquinhos, daí, apelidar a prostituta mais popular com esse nome chega a ser meio que ofensivo... mas beleza, vamos desconsiderar).

Finalizando, é uma obra divertida! Mas se for para indicar um livro do autor, eu indico A Festa do Bode livro espetacular que conta a história da queda do governo do ditador Trujilo na República Dominicana, mas que eu vou comentar em outro post!

Beijos e Boa Leitura!!
Fefa Rodrigues



Nenhum comentário: