sexta-feira, 1 de julho de 2011

Como Treinar seu Dragão

O Léo, meu sobrinho de 6 anos, fascinado por cinema, já tinha me contado sobre esse filme que eu assisti ontem a noite (férias são uma maravilha, não são?!) que é uma ótima dica para quem curti animação.

A história se passa em uma aldeia viking, o que me fez gostar de cara do filme, porque desde que eu li As Crônicas Saxônicas do Bernard Cornwell meu interesse pela cultura nórdica cresceu bastante, engraçado que até os nomes que eles dão para os dragões – Terror Noturno, Matador, etc - lembram os nomes que os vikings da obra do Cornwell davam para suas armas – Fazedor de Viúvas, Quebra-Ossos, Bafo de Serpente... também acho interessante a menção aos deuses nórdicos, Odin, Thor...

Voltando a animação, a história se passa nessa aldeia nórdica que sofre com uma peste, os dragões. Soluço (nome dado para ajudar a espantar duendes) é o filho do chefe do povo, e, ao contrário de seu pai que é um viking enorme de longas barbas trançadas, o garoto ainda á bem franzino. Soluço é um pouco diferente dos outros vikings, ele tem mais cérebro do que músculos e isso não faz muito sucesso entre seu povo.

A honra máxima para os membros daquele lugar é matar um dragão, e é para isso que todos os outros da idade de Soluço estão treinando, só ele que não, pois todos acham que ele não leva jeito para ser um viking. Mas, em uma noite em que a aldeia é atacada por dragões, Soluço usa uma arma que ele mesmo inventou para abater o mais temido de todos os dragões, o Terror Noturno, as coisas não dão muito certo e, além do menino quase virar churrasco, quase toda a aldeia pega fogo.

No dia seguinte, Soluço está andando pela floresta e encontra o dragão preso pela rede que sua arma tinha lançado, ele se aproxima do dragão com sua faca, mas não tem coragem de matá-lo. O Dragão, que ele apelida de Banguela, está com um ferimento na cauda e não consegue voar, Soluço, que é muito inteligente, começa a projetar meios de “concertar” a cauda do dragão, claro, sem contar para ninguém na aldeia e enquanto sua amizade com o dragão cresce ele aprende meios de evitar que os dragões arrasem as plantações e roube os rebanhos sem usar a violência... ele percebe que tudo que seu povo pensa saber sobre os dragões está errado.

O filme é uma graça e a história segue com o auge do desentendimento entre Soluço e seu pai, como é de se esperar. Gostei muito e, apesar de não ter ouvido muitos comentários sobre ele – além do Léo, foi uma das melhores animações que eu já assisti, vale a pena conferir!!! E o personagem Soluço é demais, cheio de comentários sarcásticos e engraçados!! Amei!!

      Sou um Viking, o perigo é minha profissão!
E a lição moral do filme é mais ou menos essa: “não é porque algo é feito de um único jeito desde sempre, que esse é o jeito certo de se fazer!!”

Beijos e bom fim de semana (como passa rápido quando a gente tá de folga!!)
Fefa Rodrigues

Um comentário:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Fofíssimo, në? Também me fisgou...E o Banguela é a cara da minha gata Kira, uma persa preta. E nem tinha me ligado nos nomes, paraceidos com os das Crônicas Saxônicas :D
Fefa, eu tambvém fiz resenha dele, dá uma olhada lá no blog, e confere a Kira na coluna Eu e minha dona pra tirar a prova sobre ela e o Banguela!

Beijos e bom fim de semana!