quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sobre Museus e Futebol...

Além de todas as outras paixões que eu tenho revelado aqui nos últimos tempos, eu também sou uma Apaixonada por Futebol. Não era. Antes eu dizia que gostava porque todo mundo gosta, dizia que torcia para um certo time ai, mas só porque era o time do meu pai, mas no fundo só estava seguindo a modinha. Hoje eu gosto mesmo, e comecei a gostar de verdade quando conheci o Davi.

Todo domingo a tarde e quarta a noite (depois de um lanche no Pedrão) assistia aos jogos com ele, ele me explicava as regras, me contava as histórias, me falava dos jogadores, eu ia com ele nas lojas ver as camisas dos times, ele me mostrava quais eram os times espanhóis, que, apesar de jogar muito nunca tinham ganhado uma copa (isso naquela época), que os ingleses tem um jogo mais duro, que os alemães são técnicos e que na França o que existe não se pode chamar de futebol... e eu fui aprendendo a gostar.

Depois, meu circulo social passou a ser quase que completamente formado por garotos amigos do Davi, então, não dava para ficar de fora das conversas, fui me interessando e aprendendo mais e, de Paulista a Brasileirão, de Libertadores a Mundial, meu coração se tornou tricolor.

Com o tempo, depois de acompanhar alguns jogos da  Champions, passei a ajudar meu irmão a escolher as camisas de time que ele sempre ganhava nas datas comemorativas. Assitia ao programa de esportes na hora do almoço e zombava do meu pai quando o São Paulo ficou trocentas rodadas do Brasileirão sem perder... faltava só ir ver um jogo de verdade em um um estádio de verdade.

Minha primeira vez em um estadio de futebol foi para ver São Paulo e São Bento no CIC em Sorocaba. Foi legal (diga-se de passagem que um de nossos companheiros era corinthiano mas não resistiu a gritar para o Rogério Ceni na hora de bater a falta... mas não vou dedar quem foi!!). Naquele dia 13 mil pessoas cantando já me deixaram impressionada, mas eu só descobri o que é um jogo de verdade e, mais especificamente, um estádio de verdade quando, depois de convencer minha mãe de que 4 mil cruzeirences não representavam perigo para 70 mil sãopaulinos, fui pela primeira vez ao Estádio Cícero Pompeo de Toledo, ou, o famoso Morumbi.

Eu e o Da na entreda do Morumbi

Na arquibancada

VIsão das cadeiras amarelas
Sem exagero. Tipo, quando chegamos já vi que estava muito cheio. Entramos sem problemas, muita gente andando na mesma direção, mas os corredores são bem largos então não tem empurra-empurra... todo mundo muito da paz, famílias, crianças pequenas... daí a gente chega em uma abertura da entrada para o campo, e é ai que você tem aquela surpresa, quando você entra e vê aquele gramado verdinho e centenas de pessoas com as cores do seu time, todas cantando juntas “Vai lá, vai lá, vai lá.... vai lá de coração, vamos São Paulo, vamos São Paulo, vamos ser campeão!”... caramba... é de arrepiar!!! Foi um dos últimos jogos do brasileirão e foi São paulo 1 x 0 Cruzeiro. O São Paulo foi campeão naquele ano!!

Voltei no ano seguinte para um jogo da Libertadores. São Paulo 2 x 0 Nacional do Uruguai. Foi ainda mais legal porque foi a noite, 64 mil torcedores...

Entrada do Morumbi

É isso que você vê quando entra no campo!!

Enos, Davi e eu

Davi, eu e João

O Placar!!!
De lá pra cá, digamos que o São Paulo não está em sua melhor fase, então, acabamos não indo ao estádio... espero que esse ano a gente tenha motivos para ir.

E você deve estar se perguntando “E o que museu tem a ver com essa história?”, calma, eu explico. É que como também sou apaixonada por museus e queria dar duas dica de passeios que unem estas duas paixões.

A primeira delas é o Museu do Futebol, que fica no estádio do Pacaembu. Apesar do estádio ser tipo 1/3 do Morumbi, o Museu é muito, mas muito legal mesmo. Não é permitido tirar fotos lá dentro, então não tenho como mostrar, mas super recomendo a visita. Na entrada você já vê uma parede enorme com a camisa de todos os times do brasil. TODOS! Na exposição tem algumas peças antigas, mas a maioria das atrações são em multimídia (e apesar de eu ter falado aqui que não curto muito museu que usa tecnologia demais, no caso do Museu do Futebol é diferente né...).

Eu e Da na entrada do Pacaembu

Entrada do Museu do Futebol

Visão geral do campo


Bar "O Torcedor" na saída do Museu


Tem uma sala que eu gostei particularmente, onde você primeiro assiste a um vídeo em 3D com o Ronaldinho Gaúcho petecando uma bola, depois você vê o esqueleto dele petecando, ou seja, todos os movimentos dos ossos... sensacional! Além disso tem uma sala que repete os hinos e músicas das torcidas, mas ela é escura e imagens vão sendo projetadas enquanto o som vai rolando e você sente como se estivesse no estádio. Tem muita coisa legal para se ver, não dá para contar tudo... então, se você é um Apaixonado por Futebol vai amar da visita!

A outra dica é do Museu que fica na Vila Belmiro, estádio do meu segundo time do coração, o Santos. Claro que é muito menor que o museu do Futebol já que ele se concentra apenas na história do Santos e, como não poderia deixar de ser, do rei Pelé, mas também tem muita coisa legal para ver. Camisas antigas, taças, cartazes de época, fotos do rei e os outros craques (quando eu fui, em janeiro de 2010, o Neimar ainda não era o Neimar – hehehehe, então não tinha nenhuma alusão a ele, mas agora deve ter... e se o Santos ganhar a Libertadores semana que vem, daí que vai ter mesmo!!) e, para finalizar, uma volta pelo gramado, arquibancada e vestiários da Vila. Tudo isso por R$ 6,00 – estudante paga meia... aliás, no Museu do Futebol também é esse preço se não me engano!

Eu e amigos na frente da Vila
O Rei do pedaço!!

Peça de Museu


Taça da Libertadores - feminina, né!!

VIsão geral do campo
Então, fica ai as dicas para quem curte futebol e está em Sampa ou em Santos!!!

E vamos lá São Paulo... quero ir visitar o Morumba esse ano outra vez!!!

Beijos e bons passeios!!
Fefa Rodrigues


Um comentário:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Sabia que tinha uma razão para eu gostar de você, além do nome;Dmais uma coisa que nós temos em comum, o coração tricolor! Só fui uma vez ver o SPFC no estádio, numa Libertadores, SPF e Fluminense, e o SPFC ganhou, claro...pena que naquele ano a Libertadores escapou...A gente precisa combinar de ir a algum jogo juntas! Ah! E estamos em primeirão, né!

Beijos,