segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Truks: a Bruxinha e uma nota sobre Chiquinha Rodrigues

Sábado à noite, a convite da minha maninha Frany, fui ao teatro conferir o Mosaico Teatral desse ano, uma iniciativa das cooperativas da cidade em conjunto com a SECOOP/SP que acontece aqui em Tatuí já há 10 anos! É o segundo ano que vou conferir e mais uma vez achei ótimo!

Esse ano o espetáculo foi Truks: a Bruxinha. Foi a primeira vez que assisti a um espetáculo encenado apenas por bonecos. Uma bruxinha simpática, um leão dramático, um ogro bobo, um admirador e um monte de crianças na platéia rindo, o que deixou o clima da noite ainda mais mágico. Até me lembrou aquele filme Em Busca da terra do Nunca!!!

Truks é uma personagem já conhecida do imaginário infantil, criada pela ilustradora e autora de quadrinhos Eva Furnari.

Incrível como eles conseguem dar tanta expressão a bonecos, a criançada ficou apaixonada pela bruxinha... e eu também!!! Uma ótima iniciativa das cooperativas da cidade Unimed, Uniodonto, Cooperativa de Consumo...

Para conhecer mais sobre a trupe, visite o site Truks.

E o que isso tem a ver com Chiquinha Rodrigues? Explico. É que antes do espetáculo minha irmã me apresentou ao Doni e ele me contou um pouco de seu projeto de pesquisa e levantamento de obras de uma cidadã ilustre da nossa cidade, a Sra. Chiquinha Rodrigues que, apesar de tudo que representou para a educação do país, ainda não conta com muitas homenagens aqui na cidade, além de uma rua com seu nome.

Chiquinha Rodrigues é tatuiana, e foi professora, jornalista e política. Fundou a Bandeira Paulista de Alfabetização, foi prefeita de Tatuí e deputada estadual. Hoje temos uma presidente mulher, mas a Chiquinha foi deputada em 1936, dá para acreditar? Ela também escreveu várias obras na área da educação e são essas obras que o Doni está procurando. Ele me contou que já conseguiu algumas delas, mas ainda falta bastante coisa... e ele está fazendo essa pesquisa toda por conta própria, sem qualquer apoio financeiro...

Doni, que ótima iniciativa, torço pelo seu sucesso e, quem sabe um dia com mais tempo, a gente não toma um café e você me conta mais dos seus objetivos e do que já alcançou. Torço pelo sucesso de sua empreitada!!! Acredito que ela merece um lugar de destaque no nosso belo museu!

É um prazer conhecer pessoas que se importam!!!

Ahhhhh e semana que vem começa a Mostra de Teatro com espetáculos todos os dias por uma semana!!! Para quem gosta e mora por aqui é um prato cheio!!!

Beijos
Fefa Rodrigues

Um comentário:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Parece ter sido bem divertido! E seu cometário sobre o filme, eu sempre choro quando assisto (por isso quase nunca vejo). Mas adoro, é um dos meus preferidos.

Beijos!