sábado, 2 de julho de 2011

Crônica de uma Morte Anunciada – Gabriel Garcia Marques

ou Crónica de una Muerte Anunciada

Gabriel Garcia Marques é meu escritor preferido. Faz algum tempo que não leio nada dele porque estou numa fase romance histórico, mas ele é muito bom com seu estilo original, seu realismo fantástico.

Meu exemplar de Crônica de uma Morte Anunciada, esse ai da foto, é especial porque faz parte da minha coleção estrangeira hehehehe... é que sempre que alguém viaja para o exterior eu peço que me compre um livro no país para onde for e esse minha mãe trouxe para mim da Espanha, mais especificamente de Salamanca e, obviamente, está escrito em espanhol.

A história é a seguinte... Poucas horas depois do casamento, o noivo Bayardo San Román devolve para a família sua noiva, a bela Ángela Vicario, após descobrir que ela se casou já não sendo mais virgem. A família, furiosa, obriga a moça a revelar quem foi que a desonrou, e ela diz que foi Santiago Nasar, um belo jovem abastado e com fama de mulherengo. Os irmãos da noiva então anunciam que vão se vingar matando Santiago e seguem para se preparar para seu intento. No caminho e pelas ruas da pequena cidade todos os moradores tomam conhecimento da intenção dos irmãos, mas ninguém, por motivos justificados apenas pelo absurdo da existência humana, impedem os irmãos de assassinar Santiago na porta de sua casa.

A história toda se passa durante as horas entre o casamento e o assassinato e a gente fica torcendo para que alguém faça alguma coisa apesar de saber desde o começo qual é o fim da história. É tudo inacreditável mas perfeitamente possível, e, como em todas as obras do autor, parece que o destino é realmente inexorável, como diria o célebre  personagem de uma outra obra ai!!!

Livrinho pequeno, para se ler em um fim de semana, são apenas 137 páginas de mais uma história fantástica desse super escritor.


Para dar um gostinho, ai vai o comecinho do livo, em espanhol, para treinar ok?!

“El día en que lo iban a matar, Santiago Nasar se levantó a las 5.30 de la mañana para esperar el buque em que llegaba el bispo. Había sonhado que atravesaba un bosque de higuerones donde caia una llovizna tierna, y por un instante fue feliz em el sueño, pero al despertar se sentió por completo salpicado de cagada de pájeros...”

Fica ai mais uma dica...
Beijos e boa leitura!!
Fefa Rodrigues

4 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

HAHAHAHA! O destino é inexorável...Amei, Fefa! Acho que essa é a minha frase preferida de livro.

Beijo!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Só passei pra dizer que vi uma notícia sobre Tatuí na TV hoje e lembrei de vc!

Beijos!

moretti disse...

desde qndo vc fala espanhol fer? q chic! eeehhe..abracao!

Fefa Rodrigues disse...

è Má, eu sou cheia de surpresas!!!