sábado, 23 de julho de 2011

A Constituição na vida dos povos – Dalmo de Abreu Dalari

Meu grande amigo Moretti, e em breve afilhado, sempre me diz, com um leve tom de sarcasmo, que eu deveria fazer comentários sobre os livros de direito aqui. Bom, então, atendendo a pedidos, vou comentar minhas atuais leituras de direito, mesmo porque, neste caso, os livros são interessantes para pessoas de todas as áreas.

Como uma aspirante ao mestrado, estou lendo, atualmente, um dos livros da lista que a USP exige e que é escrito por um de seus maiores professores e, na minha opinião, a pessoa mais genial nesse país atualmente, o professor Dalmo. O livro é a Constituição na vida dos povos e não tinha como ser melhor porque ele vai falando das origens da constituição desde a Grécia e em especial de seu desenvolvimento durante a Idade Média, a partir das relações entre as pessoas, principalmente na Inglaterra e na França.


Então, a gente que ama Idade Média, lê essa obra com mais gosto ainda, sem contar que a escrita dele é esplendida. É como se fosse direito em forma de poesia. Então, tanto para quem faz/fez direito, como para quem gosta de conhecer mais sobre a nossa sociedade e suas origens, é uma ótima leitura que, como eu já disse ai em cima, não tem nada de maçante dos textos técnicos.

Se um dia eu tiver aula com esse senhor eu poderei morrer feliz!!!

Outro livro, que apesar de não estar na lista dos indicados para o mestrado, eu estou lendo, é O Direito na História do professor José Reinaldo de Lima Lopes. Esse, um pouco mais técnico e detalhista, é mais voltado para os estudantes do direito, seja ainda universitários, pós-graduandos, mestrandos ou apenas operadores, devia ser leitura obrigatória nos cursis de direito. Vale muito a pena ler.


Então, tá ai Moretti, duas dicas de livros de direito!!!

Beijos e boa leitura!!
Fefa Rodrigues

Um comentário:

moreteeeeee disse...

oieee feerrrr

agora sim gostei do post...ok q eu ainda nao li esses livros tb....para variar neh...mas um dia chego la!!!

fazia um tempo q eu nao passava aki neh...ok ok...my bad!!!! isso nao ocorrerá novamente!!!!!

e vi la em cima q vc vai ler 'cronicas do gelo e do fogo'..nossa..eu to curioso pra ler esse livro tb...dentre outros taaaaantos..afff...

e gostei do novo fundo do seu blog...ficou mais legal que o outro =)

abracao!!!!