terça-feira, 19 de julho de 2011

Crônicas Saxônicas - A Canção da Espada e Terra em Chamas

A Canção da Espada e Terra em Chamas


Finalizando os comentários sobre a série Crônicas Saxônicas, que eu comecei duas postagens abaixo, o volume IV, A Canção da Espada começa em clima de paz. A Inglaterra está dividida entre dinamarqueses ao norte e saxãos ao sul, em Wessex. Alfredo busca manter a paz e os dinamarqueses para além do Tâmisa. Uhtred, agora dono de terras e casado com Gisela, parece enfim ter encontrado tranquilidade, mas, as terras de Wessex são o sonho dos vikings que vem em hordas sem fim da gelada Dinamarca - de chão duro e infértil - e agora irão tentar conquistar a nascente Londres e acreditam que poderão contar com a ajuda de Uhtred. Alfredo, por sua vez, continua em busca de seu sonho, unir os reinos em um único e grande país, a Inglaterra e, para isso, ele precisa expulsar os invasores, manter as fronteiras e garantir a paz. Para isso, Uhtred é essencial e seu juramento será testado até o fim!! O destino de Uhtred esta marcado pelo amor aos dinamarqueses e seu juramento a Alfredo, ele é um homem de honra, que acredita nos juramentos e sabe que são eles que impedem que o caos domine os homens!!!


Gente, o Uhtred é lindo!!! Pelo menos na minha imaginação ele é demais. Forte, corajoso, honrado... um grande herói!! Poxa e o Alfredo, tem hora que dá vontade de matar ele (apesar dele já estar morto), ele é um erudito, mas tem hora que parece mais uma porta! Mas é um grande personagem da história da Inglaterra e se não fosse ele talvez a Inglaterra não fosse a Inglaterra hoje em dia... talvez fosse tudo a Dinamarca hehehehehe.


O volume V, Terra em Chamas, eu ainda não li, mas certamente não será o último como bem já me contou o Davi e a Fê, do Na Trilha dos Livros, mesmo porque o fim só vai chegar quando Uhtred retomar as terras de seu pai, o que ainda não aconteceu. Como é bem possível que este livro seja minha próxima leitura – depois que eu terminar Ana Karenina que, apesar de ser ótimo, já está me deixando meio enjoada, a leitura está meio travada e ainda tem 100 páginas para o fim, mas até o fim da semana eu pretendo terminar –  então dai eu comento, mas com certeza não irei me decepcionar!!!

Então gente, fica ai mais uma dica de uma ótima saga de romance histórico de um dos meus escritores favoritos, Bernard Cornwell, de quem eu já comentei As Crônicas de Artur, A Busca do Graal e Stonehenge!!

As obras de Bernard Cornwell são romances históricos, ou seja, ele usa elementos, fatos e personagens verídicos para contar suas historias e é incrível como ele reconstrói o dia-a-dia e a vida da época, em especial da Idade Média, que é a fase em que a maioria de suas obras de concentra. Daí que a gente acaba aprendendo mais de história por meio de suas obras do que por meio de livros de história mesmo. Um prato cheio pra quem ama livros e história!!!

Ah! Eu já encomendei, estou esperando chegar, Azincourt que também é dele e que também segundo a Fê – Na Trilha dos Livros – tá virando filme!!! Comentários em breve!!! ;o)

Beijos e boa leitura!!
Fefa Rodrigues

Um comentário:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Em primeiro lugar, obrigada pela menção no post! E depois eu amei o que você falou do Alfredo, e concordo com você. E eu sei que disse que ia ler Azincourt logo, e vou mesmo, mas é que peqguei emprestado Torment, então tenho que ler logo para devolver, e também comprei o quinto livro das Crônicas do Gelo e do Fogo, e não resisti, já comecei. E quanto ao filme, eu vi no IMDB, potanto é confiável.

Beijos,