terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Planos “livristicos” para 2012...

Fim do ano chegando e na hora de programar muitas coisas para o ano que vem chegando e, que, se Deus quiser, vai ser um ano de profundas mudanças na minha vida, mas, mesmo com todas as mudanças, tenho certeza de que nunca vou abandonar o hábito de ler, por isso a minha lista de leituras pretendidas é algo que eu levo muito a sério!!

Apesar de ser uma coisa séria não se trata de uma lista rígida. Na verdade, listo alguns livros que pretendo ler ou autores que ainda não li e que quero conhecer, mesmo que ainda não tenha escolhido qual obra ler, estes itens podem mudar no decorrer do ano, então a lista serve mais como um norte a ser buscado do que um rol a ser exaurido (nossa!!).

O primeiro ponto da lista são aqueles autores de quem ainda não li nada e que pretendo conhecer. Não sei qual será a obra, mas em 2012 vou ler Mia Couto e Scott Fitzgerald.

Também quero ler algo do Gabriel Garcia Marques, algo que ainda não tenha lido. Por um tempão este foi o escritor que mais li, até que o Cornwell veio ocupar o posto, então faz tempo que eu não leio nada dele. Neste ano vou ler algum livro do Gabo que ainda não li – são poucas as opções, porque já li quase tudo que ele escreveu, mas vou encontrar algo!!

Quanto a um livro especifico que vai para a lista, é Grande Sertões: Veredas do Guimarães Rosa e, se possível, Casagrande e Senzala do Gilberto Freyre, clássicos da literatura brasileira que confesso: me envergonho de ainda não ter lido!!

Tem também aqueles que estão na estante esperando e que serão lido no próximo ano para não acumular: Tormenta de Espadas, que eu começo ainda em dezembro, assim que terminar a leitura atual, Alexandros - vol. III e Morte dos Reis, para finalizar estas duas séries e Terra em Chamas, livro quinto da série Crônicas Saxônicas, mesmo porque o próximo livro da série será publicado em breve segundo os entendidos no assunto. Assim termino a lista de espera!!!

Algumas novas compras já estão decididas Os Cavaleiros de Preto e Branco, uma série sobre os templários e O Condenado de Bernard Cornwell, além, claro de outras publicações do autor e dos próximos volumes de Crônicas do Gelo e Fogo. Tenho outros livros que me interessam na lista de compras, mas isso eu vou decidindo mês a mês.

Por último, as releituras pretendidas: A Sombra do Vento, Do Amor e Outros Demônios, O Hobbit – antes da estréia do filme, e algumas das histórias que compõem as Crônicas  de Nárnia.

Se alguém tem alguma sugestão, aceito!!!    ;o)

Beijos
Fefa Rodrigues

12 comentários:

Anônimo disse...

Minha linda!!
Gosto tanto de você!! Sem te conhecer pessoalmente... mas, sei lá te conheço pelo que tu escreve. Se é amiga dos livros é minha amiga. ;)
Gabriel Garcia Marques só li 1 livro infelizmente. O Amor no Tempo do cólera- amei!! espero não está equivocada foi, Gabriel não foi?rsrs
Gilberto freire (Casa Grande...)tem que se ler, grosso, li ate o fim... afinal é sobre a colonização, enfim muito bom!! Grandes Sertões, já até tenho, na minha estante. Falta ler, mas não gosto muito dessa parte do país...
Vou ler ano que vem... Em Busca do Tempo perdido... Marcel Proust...
Quem sabe vc lê tb e a gente troca figurinha rsrs
Abç
Orquidea.

Anônimo disse...

Ah! Enquanto não ler os clássicos que quero... Anna Karenine, Doutor Jivago, Madame Bovary...
Não entrarei, nessas que vc fala e eu não sei nada. Nárnia, Tormenta de Espada...
Ate me rendi e estou lendo,Drácula de Bran Stoker, Entrevista com o vampiro de Anne Rice. Mas, só por que são clássicos. ;)(os modernos por enquanto não)
Orquidea

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Nào sou de programar o que vou ler, porque sempre mudo de ideia. Sabe como é, aparece um que você estava louca pra ler, e a lista vai pro espaço. Minha irmã comprou esses dias O Forte, do Bernard Cornwell, então esse definitiva emnte é um. Mas ainda tem um monte na iha estante: Eu sou o mensageiro, O jogo do anjo, Alexandros, Labirinto, A pricesa leal...Não sei nem por onde começar.

E preciso reler O Hobbit, já que filme tá quase aí...

Beijos!

Fefa Rodrigues disse...

Orquidea... clássicos!!! Quero ler muitos deles ainda hehehe... mas são tão mais difícieis de encontrar e geralmente bem mais caros!!!

De qq forma... Ana Karenina eu já li e gostei (leia meus comentário se quiser)... Madame Bovary não fui muito fã...

Amor nos tempos do Cólera é do Gabriel sim, e é LINDO mesmo, mas meu preferido é Cem Anos de SOlidão... DOo Amor e Outros Demônios tbm é muito bom!!! Alias, dele, o único que não gostei foi A Má Hora..

Quero muito, muito, muito ler Drácula e tbm MArcel Proust, que ainda não li!!!

Hehehehe e sobre a "amizade virtual", é realmente legal encontrar outras pessoas que sejam apaixonadas por livros tbm, né!!!!

Anônimo disse...

Bom dia!!
Ainda bem que tenho seu blog para me alegra... não me sinto bem em dezembro... pura idiotice não liga para essa última frase.
Ia dizer vamos aos livros, qdo me veio a mente uma frase engraçada que li recentemente no livro "A Escolha de Sophia" (Parei com ele um pouco, para terminar, Drácula e A Leste do Édem) A frase:"...eu era um ávido leitor...com uma afinidade pela palavra escrita-quase qualquer palavra escrita-tão capaz de me excitar, que beirava o erotismo.......folhear uma lista telefônica me provocava, uma leve,mas visível tumescência...." :o (O cara exagerou!!)
Orquidea

Anônimo disse...

Mas, Fefa fugi do que ia comentar.
Cem Anos de Solidão, sei que é muito bom, comecei a ler, mas, não pude continuar. Peguei na biblioteca e tive de devolver. Esse livro precisa da minha total concentração me perdia toda hora e tinha de voltar sempre na leitura com todos aqueles nomes. Agora, vou adquirir.
O Amor no tempo do cólera, peguei a dica no filme: Escrito nas Estrelas-maravilhoso!! E não me arrependi de ler, li em dois tempos e devolvi a biblioteca.
Agora, o que queria te falar, é que os clássicos eu consigo por preços bons na Estante Virtual não sei se vc conhece. A maioria dos meus livros são de lá.
Outra coisa, consegui do escritor sobrinho neto algo assim, de Bram Stoker. Drácula, o morto-vivo. No submarino por 12,90. 400 pgs,+ou - comprei pela crítica e por ele ser parente do autor de Drácula. E por ser continuação...
Essa é minha dica para vc, caso vc ainda não saiba.
bjs
Orquidea

Fefa Rodrigues disse...

Orquidea... realmente o cara deu uma exagerada hauhahauhauhauhauh

Sobre a "Estante Virtual" vou pesquisar hehehe quem sabe adquiro uns classicos por lá!!

Sobre Cem Anos... eu sou suspeita a falar, sempre, pq gosto realmente muito do livro...

Dracula eu ainda não li, é um q quero comprar e me arrependo e não ter comprado qd saiu na coleção Folha...

Vitor disse...

Fefa, depois que eu ler os 4 livros (traduzido) de Septimus Heap, vou ler A Mão Esquerda de Deus, e A Sombra do Vento já li a sinopse e parece muito bom. Já está na lista dos que vou ler ano que vem.
Abraços,
Vitor Vieira

Samuel Medina (Nerito Samedi) disse...

Puxa, sua lista é ambiciosa, Fefa. Comecei a ler Grandes Sertões e desisti... não que o livro seja ruim. Ele é muito grande e eu fiquei um pouco desanimado.

Para o ano que vem, pretendo reler completamente 'As Crônicas de Nárnia', além de tudo o que eu tenho da escritora Diana Wynne Jones.

Que vergonha... não li nada do Gabriel Garcia Marques... o que você sugere?

Abraços!

Fefa Rodrigues disse...

Nerito... me pedir uma sugestão sobre Gabriel Garcia Marquez é me deixar confusa, como pedir pra uma criança escolher apenas um doce na padaria!!!

Para mim, os melhores são Cem Anos de Solidão e Amor nos tempos do Cólera... simplemente não consigo dizer qual é melhor!! Mas, tenho uma leve impressão de que vc vai gostar mais do segundo...

Leia, também, Memórias de Minhas Putas Tristes e DO AMor e OUtros Demonios... e vou te dizer uma coisa... depois que vc ler um vai querer ler tudo (pelo menos é isso q eu acho... olha eu criando expectativas de novo e depois fico com medo de vc não gostar!!!)... mas é que a literatura dele nos leva para outro mundo, ainda que não seja uma Terra Mágica... na verdade, acho que ele revela a magia da vida real!!!;o)

Dora Delano disse...

Vi no blog do Nerito que vc tbm gosta do Gabo. Qual o seu preferido?

Gabriel Birkhann disse...

Leia "A Revolução dos Bichos" de George Orwell.
É um ótimo livre.
Abaixo,minha 'resenha'.
http://buracosupernegro.blogspot.com/2011/12/revolucao-dos-bichos-e-um-otimo-livro.html