“Numa toca no chão vivia um hobbit.”
Detalhe da Capa |
Dizem que um dia Tolkien estava corrigindo provas de seus alunos e, ao se deparar com uma folha em branco, ele teria escrito essa frase e assim teria nascido a Terra Média e todas as aventuras que, no início, eram apenas histórias que ele contava para fazer os filhos dormir.
Depois de ter lido O Senhor dos Anéis e Contos Inacabados, ganhei O Hobbit, da minha sobrinha Dani, outra Apaixonada por Papel (é, esse é um mal de família) e li rapidinho. Adorei!
O livro, que já está se tornando filme, conta a história de Bilbo Bolseiro, o tio do Frodo, um hobbit pacato e pouco aventureiro que leva sua vidinha tranquila no condado até o dia em que Gandalf bate à sua porta e o convida para uma missão: roubar o tesouro de Smaug, o magnifico.
Adoro esses mapas!!! |
O livro faz a gente pensar sobre as oportunidades que a vida nos dá de sairmos de nosso mundinho confortável pra conhecer o que há do outro lado da janela.
Pensando nisso, me lembrei de uma cena de O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, quando os quatro hobbits estão deixando o condado e no final de uma grande plantação Sam para, olha para trás e diz “eu nunca estive tão longe de casa”.
Depois daquele passo que o levou pra tão longe de casa ele viveu muita coisa, passou por momentos difíceis ao lado de Frodo, mas, como um portador do Um Anel, se tornou imortal.
Smaug, O Magnífico |
Ele poderia não ter dado aquele passo, ele poderia ter ficado seguro no condado e talvez não haja nada de ruim nisso, uma questão de escolha... ele não teria que ter enfrentado o medo em Moriá, a fome e o cansaço da jornada... e até mesmo a desconfiança de Frodo. Mas ele deu o passo. E eu, quando tiver a oportunidade, também darei o passo!
Bem, divagações a parte, quem gostou de O Senhor dos Anéis não pode deixar de ler esse livro que ajuda a entender melhor a Terra Média e como Eustáquio foi se tornar um dragão... ôpa! Mas essa já é outra história ;o)
Ah, e dá pra aproveitar e ler antes que o filme chegue na telona, é sempre mais legal assistir depois de ter lido! E pra incentivar ainda mais a leitura, ai vai o comecinho do livro:
“Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheio de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que se sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto."
Só pra finalizar, dá uma olhadinha nessa foto ai em cima. Eu passo por essa árvore todo santo dia na hora do almoço e toda vez eu me lembro daquela frase do início do livro. Diz ai se essa não seria uma morada perfeita pra um hobbit, um duende ou um fauno, heim?!?!
Beijos e boa leitura!!!
Fefa Rodrigues
4 comentários:
eu quero leeeeeeeeeeeeer esse tb =)
Má, vc sabe que meus livros estão todos à sua disposição!!!
Já falei que vc pode passar aqui e escolher oq vc quer levar!!!
:o)
Oi Fefa!
Eu adorei esse livro, só tem um probleminha: me dava um sooono...Tolkien acertou ao escrever para os filhos dormirem:)Mas vou reler antes do filme, com certeza! A árvore é linda mesmo!
Beijos,
Fernanda
HA EU SIMPLISMENTE AMO HISTÓRIAS ASSIM...VIAJO E VOLTO A TER A IMAGINAÇÃO DE UMA CRIANÇA!!
ACHO QUE VOU QUERER EMPRESTAR SEU LIVRO?POSSO?
PARABÉNS FÊ!!!
Postar um comentário