segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A Vida dos Doze Césares – Seutônio

Tenho que assumir que neste mês de dezembro o blog não foi muito produtivo no quesito resenhas de livros, apesar dessa ser esta sua finalidade principal!!! A questão é que, como estava – e ainda estou – me preparando para sair de férias, estava meio sem tempo, então só dava para fazer postagens rápidas, e como eu gosto de escrever, ler e reler quando vou falar de algum livro, além de fotografar a capa, uma coisa assim mais elaborada não estava sendo possível!!

Agora estou de volta, pelo menos até o fim da semana, porque daí vou pra praia e de lá não vai dar para postar nada... serão uns dez dias sem escrever!! :o(

Mas vamos ao livro que quero indicar hoje. Já faz muito tempo que ganhei esse livro da minha mãe e só me lembrei dele para comentar porque a Orquídea falou em um dos seus comentários noutro dia... então fui buscá-lo lá na casa do Davi para fotografar!!!


Considero uma leitura muito interessante para quem curte história e, neste caso, acho super válido se ter a obra em casa para uma leitura mais compassada, digamos assim, já que é muita informação, e até mesmo para consultas esporádicas.

Como é um texto histórico mesmo, não romanceado, a leitura se torna um pouco mais difícil e até, em certos momentos, cansativa, por isso mesmo, merece mais tempo e atenção, ou seja, para se ler aos poucos, assim como eu estou fazendo com A História da Humanidade (ótimo!!).

A obra que é de Seutônio, escritor que viveu no primeiro século de nossa era, e que, apesar de não ter a grandiosidade de outros escritores latinos, traz uma ótima fonte histórica acerca do Império Romano!!!

O autor faz uma biografia dos 12 imperadores: Júlio César, Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Galba, Óton, Vitélio, Vespasiano, Tito e Domiciano e, ao mesmo tempo em que nos apresenta ao lado humano dos imperadores, nos mostra a vida de luxuria, riqueza e violência em que viveram.  A partir dessa biografia, vamos assistindo, ao fundo, a ascensão e quenda do Império Romano.

O Livro também mostra sobre a personalidade desse homens que marcaram a história, de suas conquistas militares, dos sinais que foram considerados como prenuncio de seu nascimento e também de sua morte.

Como disse acima, é bastante informação, por isso, acho que vale a pena ler aos poucos, dedicar um tempo a cada um deles, e ter o livro na estantes para consultas... por exemplo, quando li a série O Imperador, que conta a vida de Caio Júlio César em forma de romance – muito bom, por sinal – dei uma relida em alumas informações que essa obra trazia sobre ele, para ficar bem por dentro do assunto e ler o romance com mais conhecimento de causa...

A edição que eu tenho tem prefácio de Carlos Heitor Cony, e vou transcrever um trechinho para vocês terem uma idéia de quanto essa obra é considerada importante:


“Se a cultura latina tivesse produzido uma Bíblia, é certo que A Vida dos Doze Césares constituiria um de seus livros mais importantes e- historicamente falando – talvez o mais importante.”


ai mais uma dica... especialmente para quem gosta de história!!!! Livro pra se ter na estante!!

Ah... e a série O Imperador também é muito boa, para saber mais clique ali em cima e leia a resenha que eu fiz...

Abraços
Fefa Rodrigues


4 comentários:

lnm disse...

Ola, td bem ?

Estava pescando algo interessante e culturalmente desenvolvido na net e acabei por encontrar o seu blog. Achei precioso !
Voce escreve suas resenhas numa tonalidade de facil entendimento.

Gostaria de saber qual técnica e como desenvolveu sua habilidade para resenhar tão bem ?
Eu apesar de ler alguns livros, ainda nao consigo dominar a arte de detalhar em poucas palavras o livro lido.

Mais uma vez parabens ;)

marcel.ribeiro.silva@hotmail.com

Fefa Rodrigues disse...

Oi... Inm... td bem?

Fico muito feliz de vc ter gostado do blog... agora, técnica, não posso dizer que tenho alguma viu!!! Penso que quanto mais a gente le, mais a gente escreve, e escrever é tbm meu trabalho, já que sou advogada, então, deve ser isso... de tanto escrever a gente acaba pegando o jeito!!!:o)

Vi que vc tem um blog sobre monumentos históricos... pq não deu continuidade???

Unknown disse...

ola Doutora, antes tarde do que nunca.... mesmo com quase 2 anos de atraso ao responder....

com relaçao à sua pergunta, eu tinha um projeto para desenvolver em Curitiba, porem como acabei voltando para SP, infelizmente tive que arquivar... Mas quem sabe uma proxima oportunidade para dar continuidade.

marcel.ribeiro.silva@hotmail.com

Unknown disse...

ola doutora, td bem ? antes tarde do que nunca, apesar da demora de quase 3 anos para responder...

com relaçao ao blog sobre monumentos historicos, eles seriam feitos em Curitiba, porem com o meu retorno para SP, infelizmente tive que abortar a ideia, quem sabe no futuro suja outra oportunidade.

marcel.ribeiro.silva@hotmail.com