sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Outra vez...

A Tais do blog La Modee foi quem me ensinou a montar o blog... ela sempre me dá dicas de filmes e além da dica ela também grava os filmes no meu pend drive!!! Meia Noite em Paris foi um dos filmes que mais gostei na vida - dica da Taís.

Nós conversamos tanto sobre o filme, sobre Paris, sobre as roupas usadas nos anos 20, sobre o romances que a Tá sugeriu que, em uam aprceria de nossos blogs, eu escrevesse uma resenha sobre filme para e ela fizesse os comentários de moda!

Então, ai a resenha que eu escrevi especialmente para o blog da Taís, que tem um publico ligado em moda... e para conhecer mais sobre a moda daquela época e como usar aquelas tendências hoje, visite o La Modee!!

Meia Noite em Paris

Noutro dia a Taís me indicou um filme que eu adorei e que já indiquei para várias pessoas. Acho muito legal quando um filme, um livro, um programa tem a capacidade de despertar em nós a vontade de conhecer mais sobre um assunto, e com esse filme isso acontece.

O filme é quase uma comédia romântica, mas, sob a direção de Woody Allen, ganha ares de épico! É uma história doce. Em resumo, Gil é um rico escritor de scripts, apaixonado por literatura da melhor qualidade, que ama Paris e queria ter vivido nos anos 20. Seu sonho é vender sua casa em Malibu, mudar-se para a Cidade Luz e ali, vivendo em um apartamento com água-furtada, escrever um romance de verdade.

Gil tem uma noiva, rica, linda, mimada, que ama a boa vida e que não compartilha dos sonhos do noivo. Numa noite em que eles estão em Paris, após um pequeno desentendimento, Gil decide caminhar sozinho pelas ruas da cidade, enquanto sua noiva e dois amigos insuportáveis e cheios de uma intelectualidade arrogante, vão para uma balada.

Ele, meio bêbado, senta-se em uma escadaria e quando os sinos badalam a meia noite um carro típico dos anos 20 para em sua frente e o convida para uma festa. Ele topa entrar no carro e, a principio, não percebe o que está acontecendo, mesmo quando ele é apresentado à Scott e Zelda Fitzgerald, enquanto Cole Porter toca ao piano. E é só quando ele chega a um bar e conhece Ernest Hemingway, enfim ele se dá conta de que, de alguma forma, ele está nos anos 20 em meio aos seus ídolos.

Não vou entrar em mais detalhes sobre o filme, mas este é um daqueles que podem despertar em você uma grande paixão por literatura e pelas artes em geral. Se você conhece literatura, os grandes escritores e pintores dos anos 20, vai ter uma visão mais completa da história, e vai compreender melhor algumas situações, como, por exemplo, um chilique da Zelda (esse casal de escritores teve um relacionamento super conturbado além de problemas com álcool).

Mas, mesmo que você não conheça nada sobre o assunto, vai amar o filme, porque ele é simplesmente apaixonante!!! E, quem sabe, seja esta a oportunidade de você ampliar seus conhecimentos...

Para quem quer se situar nos anos 20, vou fazer um pequeno quadro:

Não faz muito tempo, tivemos uma pequena exposição aqui na cidade, o tema era Os Loucos Anos 20, e o centro de toda essa loucura era, certamente, Paris. É interessante perceber como a década de 20 do século passado foi tão marcante para arte, a música, a literatura e, também, para a moda. Foram 10 anos, desde o fim da I Guerra até a Grande Depressão, nos quais Paris era uma festa e, enquanto os intelectuais se reuniam em Montparnasse, as maisons começam a surgir e as mulheres cortavam seus cabelos ao estilo Coco Chanel, mas estes detalhes “modísticos” a Taís vai comentar melhor com seu olhar de paetês!!

Nesta época, embalados ao som do Jazz, muitos escritores e artistas mudaram-se para Paris porque lá a vida era livre, não havia preconceitos e as pessoas tinham liberdade para criar e inovar, tanto que foram tachados de a Geração Perdida pelos puritanos da época.
Assim é que essa época marcou nossa vida e, mesmo que a gente não perceba, nos influencia até hoje!

Olha quanta coisa interessante para se aprender depois de ver esse filme, você pode aprender mais sobre história, sobre música, sobre literatura, sobre artes e... sobre MODA!!!
 
 
Bom fim de semana a todos!!
Abraços
Fefa Rodrigues

2 comentários:

Unknown disse...

Fe...nossa parceria é eterna, não é mesmo!

Sempre misturando nossas paixões!Confira no meu Blog!

Obrigada pelo carinho e sucesso Fê...bjos

moretti disse...

oooi fer


viu...tava lendo algo hj e lembrei de vc..

conhece esse poema: Poema em linha reta - Fernando Pessoa?

é mto bom...dá uma olhada...

é daqueles que algumas pessoas merecem ler todo dia..hehehe

abração!