Para quem gosta de Idade Média, vai mais uma ótima dica: O Nome da Rosa do italiano Umberto Eco.
A história, que já virou filme, se passa no ano de 1327, em uma abadia, que possui, na época, a maior biblioteca da cristandade e a missão dos monges que ali vivem é copiar os livros e preservá-los, mas estranhos assassinatos começam a agitar o lugar.
Detalhe da Capa - Edição bem antiga já! |
William de Baskerville é enviado até a abadia para investigar esses assassinatos e possíveis idéias ‘heréticas’ que estão se disseminando por ali. Em um labirinto de livros organizados segundo um plano secreto, William tem que investigar as mortes secretamente, enquanto a Inquisição também faz seu trabalho.
Interessante conhecer a vida monástica no século XIV. Além de aprender um pouco sobre a época dos papas franceses e da Santa Sé em Avignon.
Lembro de um trecho do livro onde alguns monges discutiam acirradamente se Jesus Cristo, enquanto viveu na Terra, teria, alguma vez, sorrido... muito legal esse livro, todo o mistério envolvendo os assassinatos, a biblioteca gigante, os monges, a vida monástica, muito bom mesmo!!! Vale a pena ler.
O post é curto, mas o livro é ótimo!!!
Beijos e boa leitura!
Fefa Rodrigues
5 comentários:
Fê eu ADORO essa história assisti ao filme e amei!!
Mais acho que vale a pena ler o livro né?!
Bjus!
eu tenho 100 anos de solidao..eu tenho esse do umberto eco...e mais um monte..heehe..mas nao, eu aind nao li...aff..um dia lerei =)
Então tem que ler né Má... pra conversar comigo!!!!
Se quiser se aprofundar no tema do livro há esse excelente ensaio chamado Nos labirintos de Eco. Está disponível em: http://www.montfort.org.br/old/index.php?secao=cadernos&subsecao=arte&artigo=labirintos&lang=bra
E tb está disponível em livro. Abs. Parabéns pelo blog.
Edkallen
Obrigada pela dica!!!:o)
Postar um comentário