quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Jeux d'enfants

Eu amo cinema e, ao contrário do que muitos cults dizem, eu gosto sim dos blockbusters, especialmente daqueles baseados nos quadrinhos da Marvel. Acontece que, apesar de ser também apaixonada por cinema, sempre acabava assistindo aos óbvios, às produções de Hollywood.

Um dia, assisti Simplesmente Amor, na versão inglesa, e amei!! Daí, assisti Nanny Macphee, e gostei também... então me dei conta de que eram produções inglesas e uma janela se abriu à minha frente!! Percebi que não são só os norte-americanos que fazem filmes, que outros paises também o fazem e fazem bem!!!

Foi ai que comecei garimpar a internet em busca de bons títulos para assistir e um blog muito profícuo (haha adoro esta palavra!) na questão é o Nem um Pouco Épico foi lá que vi a dica da série Downton Abbey, que estou vendo e adorando, e de alguns filmes, dentre os quais Jeux d'enfants, ou, como ficou na tradução, Amor ou Conseqüência.

Confesso que o único filme francês que já havia visto tinha sido O Fabuloso destino de Amélie Poulan. Ontem, assisti a Jeux d'enfants e gostei muito. No inicio eu pensei que ia ser bem parecido com Amélie, as cores, a pequena rua onde tudo começa... mas não, é diferente.

A história de Sophie e Julien. Ela, de origem polaca, sofre na escola com o desprezo dos colegas, ele sofre com a doença da mãe à beira da morte e com um pai distante e meio violento. Os dois se tornam amigos e começam um jogo no qual um pequeno carrossel é passado entre eles conforme um aceita e cumpre o desafio feito pelo outro.


Assim eles crescem, unidos pelo jogo que, aos poucos, começa a se tornar mais sério e até perigoso. Me parece que eles têm medo de assumir o amor que obviamente nasce entre eles, e usam o jogo para se manter próximos.

Odiei e depois amei o Julien. Odiei em uma certa cena em que a gente acha que, enfim, eles vão ficar juntos, e amei quando os olhos dele se enchem de lagrimas depois de ficar 10 anos sem ver Sophie.


O final do filme me pareceu um tanto diferente, não soube ao certo o que estava acontecendo, e, depois, tirei minhas próprias conclusões.    

Então, queria indicar o filme e dizer que eu estou gostando da experiência de conhecer outros filmes que não apenas aqueles produzidos pelos EUA!!!

Beijos
Fefa Rodrigues

PS: O próximo filme que verei é Bons Costumes, depois comento!!!

8 comentários:

Dora Delano disse...

Cem anos de solidão, sem dúvidas. Foi o primeiro que li, despretensiosamente. E a partir dali não parei mais. Amor nos tempos do cólera, é lindo.

Você já leu a autobiografia dele? Se não, dá uma procurada. Ainda mais você que já leu bastantes obras, você vai adorar.

Quanto a filmes fora do circuito quase-sempre-previsível de Hollywood, eu sugiro O SEGREDO DOS SEUS OLHOS. É argentino [quase certeza]. Esse filme é muito bom!

Bjooo

Anônimo disse...

olá Fefa!!
Nem me fale... Eu amo filme europeu!!
Show, show, show.
Esse não vi vou v se consigo baixar ou comprar. (Entenda-se baixar eu não o maridão)Ele que usa o know-how e quebra cabeça pra satisfazer minhas vontades,cinematográficas. rsrs
Deixa eu te falar:
stamo tuto benne. (EUA refilmou)
Estão todos bem, ficou maravilhoso tb com De Niro.
Educação maravilhoso!!
A fita Branca Muito bom
Entre os Muros da Escola show
Abraços partidos muito bom
Horas de Verão (Não esse vc tem que ver) Voc~e vai adoooooooooorar.
E muito mais que eu vi e não me lembro. Esses eu vi e me lembro
bjs
Orquidea

Anônimo disse...

Ah esqueci de: "Direito de Amar"
com Colin Firth. (Vi um filme lindo de amor, ( o casal, dois homens)
Bem sensível...
E a maravilhosa Kristin Scott-Thomas,ela britânica, o filme produção francesa.
Esse vi por último, recentemente, mas não lembro o nome.
Olha nem sei se o filme vc vai achar grande coisa, mas, o bonitão que sequestrou ela é de tirar o fôlego... Eu gostei do filme...
abç
Orquidea

Vitor disse...

Oi Fefa, não é sobre o assunto que vou falar, me desculpa. Nesse final de semana quase comprei A Queda de Gigantes, só não comprei por causa d'A Mão Esquerda de Deus, estou devorando o livro, recomendo viu, ainda mais se você gostar de mistério e aventura. Mas ainda continuo lendo As Crônicas de Nárnia, antes de dormir, para acalmar, rs.
Abraços,
Vitor Vieira

Anônimo disse...

Fia,
vc tbm já assistiu um filme coreaon comigo!!!!O More than Blue....lembrando que vc tbm já viu cinema asiatico tbm!!!
Já viu o A onda(filme alemão) que eu passei pra vc?????
bjus
Banana

Fefa Rodrigues disse...

Eis que um milagre de Natal acontece e minha sobrinha (banana) comenta no meu blog!!!!

A Onda eu não vi Dani.... mas lembrei q assistimos juntos aqueles sobre o fim do comunismo lembra? COmo era mesmo o nome??

E verdade... eu ja fui iniciada no cinema coreano!!!

Fefa Rodrigues disse...

ORQUIDEA OBRIGADA POR TANNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNTAS DICAS!!!!!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Eu já vi Bosn Costumes (Ben Barnes no elenco...já viu né?).É legal, eu gostei...Tem aquele humor bem sutil, Tipicamente inglês...E é na época que você gosta...Sabe foi bem difícil eu assisitr esse filme. Tava passando na HBO, mas sempre eu pegava no meio ou em português e eu detesto filme dublado...Mas valeu esperar. Gostei do filme.

Ah! Não sei se falei, mas tem selinho pra você no blog!

Beijos!