segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sobre sonhos e coragem...

Já a tempos que comentei por aqui sobre um texto do Contardo Caligaris em que ele comentava o filme Foi Apenas um Sonho e, depois de uma bela exposição de motivos ele afirma que "não basta sonhar, é preciso ter coragem".

Eu gosto de  pensar nesta frase com frequencia, principalmente porque é muito fácil encontrar razões desculpas para não correr atrás dos nossos sonhos!! Hoje, estava lendo um texto do Chalita e vou pedir licença para transcrever um trecho já que ele me fez pensar novamente na coragem que se deve ter pra viver a vida...

"Aristóteles dizia que “a coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras”. A coragem também foi tema de Platão, seu mestre. No “Mito da Caverna”, o filósofo ensina que sair da caverna e enfrentar a vida não é simples. É, inclusive, incômodo, para quem nunca viu a luz, deparar-se com ela. A vida na caverna parece mais confortável, sem grandes mudanças de temperatura, sem feras que possam devorar, sem novidades. Entretanto, na caverna, vive-se das sombras. Quem quer viver, de fato, tem de enfrentar os riscos que a vida real oferece."**

Abraços
Fefa Rodrigues


** Trecho do texto Um Exercício de Coragem retirado do blog do Gabriel Chalita

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá querida!!
Uma ilustração boa essa!!
Quando entrei em contato com o Mito da Caverna, no curso de filosofia, na faculdade.(História)
Que professora de Filosofia!! Ela tinha apenas um período para passar a mensagem, visto que não conseguiria passar tudo que um curso desse merecia.
Ela dizia ficar satisfeita, se conseguisse o objetivo de fazer com que os alunos dela, viesse a se interessar pela Filosofia.
Comigo ela conseguiu.
Vamos ao mito da caverna. Filosofia é perguntar sempre, porque são as perguntas que movem o mundo, não as resposta.rsrs Esse comercial foi tirado da Filosofia. Se ficamos na caverna e aceitamos aquelas imagens(interpretações) que damos sem fazer uma investigação profunda. Acabamos por nos acomodar, e nunca saberemos se determinada coisa é assim mesmo. Podemos estar aceitando uma mentira.
Esta é outra interpretação do Mito da Caverna de Platão.
bj
Orquidea

Anônimo disse...

continuando...
O Mito... é interessantíssimo!!
Porque a sombra que a gente vê da gente e dos outros, parece monstros, ou sei lá qualquer coisa não é mesmo? Você já reparou, é nossos olhos vendo o que esta na nossa frente. Mas, em filosofia o que se quer dizer é que devemos questionar as coisas. Pois nem sempre o que se vê, pode ser tido
como certo...
Fefa uma dica legal.
Mito da Caverna em quadrinhos.
http://youtu.be/LWJfYp4tBQU
Orquidea

Fefa Rodrigues disse...

Orquidea... já te disse sobre minhas dificuldades com filosofia né? Acho q grande parte é culpa dos professores que tive... mas você falando assim deixa a coisa interessante... vou ver este Mito em quadrinhos... talvez seja mais fácil pra mim ;o)

Outra coisa, vc é formada em história?????????????????????

Anônimo disse...

Fefa, você disse sim e matemática tb.rsrs
Queria ser "fera" em matemática.rsrs
Mas, em filosofia me viro.
Fefa, não quero que você diga nada a respeito do que vou dizer.
Não quero que me encoraje ou coisa parecida.
Pois, posso ficar triste mais ainda.(melhor esquecer dessa ideia)
Amo história, queria lecionar esta matéria. Seria só prazer. Poderia ganhar pouquinho não me importaria.
Mas, em 4 períodos que cursei, depois tranquei. Aprendi tanto!!
Penso que morrerei com essa frustração.
Duas: por não ter o curso superior e por não poder lecionar História.
bj
Orquidea