quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Hoje te convido para...

Pensar na morte e viver a vida.

A morte assusta, é verdade. Assusta a nós, os adultos, e assusta também os pequenos. Foi por isso que tentei dar uma explicação para meu sobrinho, quando ele me perguntou sobre o assunto, que fizesse com que ele não temesse a morte. Para isso usei as palavras de alguém que entende do assunto, o Grande Aslan.

Interessante que aquela é a postagem mais visitada deste blog!!

A questão é que, pensar na morte não é um problema em si, mas dedicar muito tempo a tal pensamento ou  temer demais sua chegada, enquanto ainda há vida para ser vivida, me parece um desperdício, já que nosso maior temor deveria ser, na verdade, a vida, ou melhor, a forma como vivemos ou deixamos de viver a vida. Nisso, mais uma vez a poesia de Mario Quintana me ensinou grande lição.

“Um dia... pronto!... me acabo.
Pois seja o que tem de ser.
Morrer: que me importa?
O diabo é deixar de viver.”

O diabo é deixar de viver. Esse é o real problema com o qual devíamos nos preocupar!! E, para mim, a lição do Quintana se completa com as palavras de Rubem Alves:

“O medo não é uma perturbação psicológica. Ele é parte de nossa própria alma. O que é decisivo é se ele nos faz rastejar ou se ele nos faz voar. Quem, por causa do medo, se encolhe e rasteja, vive a morte na própria vida. Quem, a despeito do medo, toma o risco e voa, triunfa sobre a morte. Morrerá quando a morte vier. Mas só quando ela vier.”*

Morrer não é o problema, deixar de viver sim, é um problemão!!! Então, mais do que pensar na morte e muito mais do que temê-la, hoje te convido para viver a vida da melhor forma possível e para deixar para morrer apenas e só quando a morte chegar, o que pode vir a acontecer hoje mesmo ou só daqui há uns 50 anos – assim espero!!

A expressão acabou ficando meio batida, mas sua essência ainda vale a pena: Carpe Diem!!!

Beijos.
Fefa Rodrigues


*Trecho retirado do texto Tenho Medo..., publicado em Um Mundo num Grão de Areia, pag. 29/34, livro que reúne textos do Rubem Alves, esse grande escritor e pensador brasileiro.

**Aproveitando a deixa que tal procurar o filme Sociedade dos Poetas Mortos para assitir hoje a noite, heim?!?!?

2 comentários:

Mirian Soares disse...

É um assunto que me fascina. Confesso. Procuro trabalhar os meus medos, mas não é fácil.
Bjokas

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

E eu repito: CARPE DIEM! E acresento uma frase de uma das minhas autoras preferidas, Marion Zimmer Bradley: Nada neste mundo é certo, exceto a morte e a neve no próximo inverno. Ela é repetida várias vezes na coleção Darkover, que se passa num planeta bem frio, onde o inverno é bem mais rigoroso que aqui. Mas bem que podia ser o lema dos Stark também, né?

Beijos e bom feriado pra você também!