segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Discursos que mudaram o Mundo


Lembro-me que há muitos anos ouvi uma pregação que começou com a frase “Eu tenho um sonho...”. Naquela época, há uns bons 15 anos, eu nunca tinha ouvido falar de Martin Luther King, mas, depois de ouvir o pastor ler alguns trechos daquele famoso discurso, como sempre me acontece, passei a pesquisar e ler tudo que encontrei sobre ele.

Era uma época em que a internet não estava disponível para todos, então, mesmo encontrando biografias e outras informações sobre aquele homem fascinante na Biblioteca Municipal, nunca encontrei a integra do tal discurso.

Minha mãe até me deu uma pequena biografia ilustrada, e eu nunca vou me esquecer do rosto de menino assustado, na ilustração que mostrava ele ainda garoto, em frente a casa de um de seus amigos, enquanto a mãe do garoto branco tinha uma expressão negativa no rosto. Um era negro o outro branco por isso eles não poderiam brincar juntos.

Com o passar do tempo, na Escola Dominical, nas aulas do colégio e depois nas aulas da Faculdade, sempre ouvia, aqui e ali, menções a trechos de discursos que tinham influenciado multidões, que tinham mudado o mundo, e isso sempre despertava minha curiosidade. Eu queria ler aqueles discursos inteiros, eu queria saber de memória trechos que pudessem ser citados durante as conversas, então, quando se tornou possível ter internet free em casa, comecei a buscar estes textos. Encontrei muita coisa legal e, também, o tal discurso do Reverendo Martin, salvei em disquetes, depois em CDs, e por fim no pen drive.

Mas, como eu gosto mesmo é de papel na mão, quando vi que a Coleção Folha – Livros que Mudaram o Mundo teria, dentre as obras oferecidas, esta coletânea de discursos, marquei um X enorme no calendário, assinalando o fim de semana em que o livro estaria nas bancas, e aguardei ansiosamente sua chegada... ai está ele!!

Se não me engano, essa compra aconteceu no ano passado e considero uma dica bacana, especialmente para quem gosta de história. Não sei se ainda é possível encontrá-lo em alguma banca de jornal, mas, talvez, em um sebo ou direto na editora ele ainda esteja disponível.

Eu amo história, e é assim que eu gosto de pensar na história, pessoas de verdade que fizeram coisas por ideologia, teimosia ou burrice mesmo, muitas vezes sem poder imaginar as conseqüências que seus atos teriam, mas, outras tantas vezes certos de que estavam marcando a história – aliás, foi assim com Getúlio e suas ultimas palavras: “deixo a vida para entrar para a história”.

Por isso, quando li o discurso do Churchill, fiquei imaginando ele sentado em sua mesa, escrevendo aquelas palavras oferecendo seu “sangue, suor e lágrimas” contra o inimigo que se aproximava, enquanto bombas nazistas explodiam por metade da Europa e a cada dia mais perto de Londres.

Li as Teses de Abril de Lênin pensando no homem naquele trem, viajando de volta para sua Rússia, após o exílio, com grossas peles envolvendo seus ombros. Não sabia o estrago que causaria, quanta dor, terror, medo e sofrimento viriam a seguir.

Li as palavras de Hitler tentando imaginar o que leva uma pessoa a não temer qualquer tipo de justiça, a se despir completamente de qualquer senso de humanidade? Mas confesso o mesmo sentimento de perplexidade quando li o discurso de Truman.

Senti a ira e a dor de Roosevelt enquanto decretava que “aquela data ficaria para sempre marcada pela infâmia”, suspirei pela paz com as palavras de Gandhi pela “importância da não-violência”.

Cada um dos discursos que estão neste livro, de Jean Jaurés a Barak Obama, me fizeram viajar pela história, me levaram a rever os fatos, pensar e entender melhor os acontecimentos, por isso acredito que esta é uma dica de leitura preciosa.

Esses discursos são apenas palavras, mas palavras tão poderosas que foram capazes de mudar e influenciar os rumos da história!!

Beijos.
Fefa Rodrigues 

Nenhum comentário: