sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Hoje te convido para...

Olhar o mundo e ver o que há além do óbvio.

Uma vez eu li que Nietzsche dizia que a primeira tarefa da educação deveria ser ensinar a ver. Triste pensar que ainda hoje há quem, apesar de ter olhos perfeitos, continue cego, ou, no dizer de Rubem Alves, seja um “analfabeto no olhar”.

Interessante que, sempre que converso com meu amigo Dudu, sobre a pós em Direitos Humanos que ele fez lá na USP, ele me diz que foi como se aqueles professores, em especial o Dalmo Dallari, tivessem aberto uma janela para o mundo e levado ele a olhar por ela. São mestres que ensinam muito além da ciência, pois ensinam a ver!!!

É incrível como os poetas conseguem identificar e traduzir as mazelas do ser humano e, quando a questão é essa tal cegueira, Alberto Caeiro fez bem em nos lembrar que:

“Não basta abrir a janela
Para ver os campos e o rio.
Não é bastante não ser cego
Para ver as árvores e as flores...”

Não que eu já tenha alcançado uma visão privilegiada das coisas da vida, sei que tenho muito a aprender, mas, há muito – e acredito que isso foi obra do gosto pela poesia – que eu sinto enorme prazer em caminhar pelas ruas da minha pequena cidade em busca de beleza, eu tento ver além do óbvio, isso porque eu acredito que apenas encontrando a beleza que existe aqui eu serei capaz de entender e desfrutar as belezas que verei lá fora.

Então, meu convite hoje é para que você e eu olhemos o mundo ao nosso redor com olhos que conseguem ver além do óbvio e do mesmo, do igual de todo dia, porque beleza há, basta saber, ou aprender, ver!!

Me pergunto se os parisienses se dão conta da Torre Eiffel quando passam por ela diariamente e se os italianos olham para o Coliseu e estremecem como eu sei que vou estremecer quando ver o gigante com meus próprios olhos...

Beijos.
Fefa Rodrigues

4 comentários:

Ripchip disse...

mal humorados como eles sao, acho bem difícil dos franceses apreciarem de fato o que possuem ao redor viu...

Fefa Rodrigues disse...

hahahahahahahahahahahahahaha

Ripchip eu não conheço francês algum pessoalmente... mas já ouvi histórias sobre o mal humor deles... de pessoas que foram para a França ou viveram com franceses em outros lugares hehehe

talvez seja até uma tradição nacional!!!

Uma pena, não é? Pq a França deve ser maravilhosa!!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Nem lembrava do mau-humor dos franceses;D Minha iurmã foi pra Paris esse ano, e disse que eles são mesmo bem arrogantes. Não sei se reparam nas maravilhas ao redor. Infelizmente, isso não
é defeito só deles. A gente acaba se acostumando com as coisas.

Eu também gosto de andar por aí vendo tudo que é bonito. Me espanto todo dia quando chego na USP, como o campus é bonito. E por isso gosot de estudar lá (apesar das idiotices do povo da minha faculdade). Só de estar lá, longe de trânsito, concreto...É um pequeno paraíso na cidade. Sinto falta dessas coisas, porque aqui perto de casa não tem nenhum parque para passear. Por isso adoro ir pra praia, ficar vendo o mar, a montanha, o céu...Tudo. Por mim morava lá de vez.

Beijos! E bom final de domingo!

Fefa Rodrigues disse...

Massss mesmo com mal humor dos franceses, eu acho que a França deve ser LINDA!!

E sou louca para ir pra lá!!!!