quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Personagens inesquecíveis: O Grande Aslan

Acredito que, quem ama ler, vai concordar com o que vou dizer. Depois de tantos e tantos livros que li, percebi que alguns deles, além de histórias maravilhosas, têm também personagens inspiradores, inesquecíveis, que, de tão marcantes, nos parecem reais, como alguém que conhecemos e que, muitas vezes, ansiamos por reencontrar.


Já li muito. Muito mesmo. E acredito que o personagem mais marcante que encontrei em toda minha vida foi o Grande Aslan.

Desde a primeira crônica (para quem leu/comprou em volume único sabe que a primeira crônica é O Sobrinho do Mago) é possível notar que Aslan é algo de grandioso, mas é só em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa que a gente compreende que C. S. Lewis criou uma alegoria entre Aslan e Cristo.

Aslan sempre está presente, mesmo quando não pode ser visto. Algumas vezes ele interfere, outras ele aponta o caminho a seguir ou, ainda, apenas inspira as decisões a serem tomadas, mas sempre respeitando a liberdade de decisão de cada um. Gosto especialmente de quando Pedro decide ir à guerra, mesmo acreditando que Aslan está morto, quando, na verdade, o Leão está vindo com ajuda.


As Crônicas de Nárnia tem, para mim, o mérito de expressar de forma exata quem é Deus, o Deus como eu acredito e como a Bíblia diz que Ele é, de forma muita mais verdadeira do que muitas religiões e dogmas. Para mim, as Crônicas de Nárnia é uma ótima forma de se conhecer a Deus. Foi por isso que usei suas palavras para explicar para meu sobrinho o que acontece depois que a gente morre, como contei aqui. E, mesmo para aqueles que não crêem, este é um livro inspirador!

O que mais me emocionou em todas as crônicas foi quando, no fim de O Peregrino da Alvorada, Aslan diz para Lucia que ela não voltaria mais para Nárnia, mas que ela poderia encontrá-lo aqui no nosso mundo, sob outra forma, no livro ele diz especificamente qual é a sua forma nas Terras Sombrias... aqui ele é um Cordeiro.

Tem uma garotinha que conheço, ela se chama Noemi, tem 5 anos, e é apaixonada por Aslan. Vira e mexe, ela sonha com ele e nos conta que no seu sonho ela brincava com Aslan ou se sentava com ele sob uma árvore.


Então, por tudo que As Crônicas de Nárnia é, este é um livro para se ler na vida!!!

Beijos e boa leitura...
Fefa Rodrigues

PS: Perdão pelo erro de gramática mais cedo!!!! Corrigida a postagem...

9 comentários:

Samuel Medina (Nerito Samedi) disse...

Eu nem preciso dizer que sou fã do Aslan e das crônicas...

O encontro entre Jill e Aslan, no livro 'A Cadeira de Prata', foi um dos momentos que mais me marcaram.

Jill estava lá, morrendo de sede, querendo beber água, mas tinha mais medo do leão... Ele diz que ela podia beber, mas quando Jill pergunta se ele não iria devorá-la, ele apenas responde que já havia devorado nações inteiras...

E Aslan diz isso sem maldade, como uma constatação natural. Uma forma de deixar claro que ele estaria cima da vida e da morte.

Bonito, né?

Abraço!

Fefa Rodrigues disse...

Perfeito, Nerito!!!

;o)

Unknown disse...

oi bom dia já fiz o post do meu amigo secreto confira no dihitt é esse mas o post lah no blog vou deixar os dois ai se comenta nos dois abraços clica para comentar no dihitt
clica pra ver o poster completo no blog

moretti disse...

de fato, nárnia é mto além do bom...

a parte final do pelegrino da alvorada, em que o ripchip vai 'embora' com o aslam..da uma vontade de ir junto né...

moretti disse...

hehehe


feerr

acabei de comprar o livro nas americanas.

pela fortunaaaa de 21 reais...incluindo frete

=D

Fefa Rodrigues disse...

Maaaaaaaaaaa essa parte do livro/filme é muito emocionante tbm!!!

E vc fez bem em comprá-lo... ahhh imagina q qd eu comprei, há uns 6 anos, eu paguei 90 reais!!!

A vida esta ficando mais fácil heheheheh

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Citando você e o livro: Por Aslan! Por Nárnia! Sempre!

O meu é em volume único, em inglês e tem a Feiticeira Branca do filme na capa. A minha irmã tem aquele em volume únioco, mas grandão e todo ilustrado pelo autor mesmo. É lindo!

Dia desses eu assisti todos os três filmes, um por dia. Não me canso deles.

Fefa, tem selinho pra você no blog!

Beijos!

Gabriel Birkhann disse...

Minha escola tem o livro em volume único e li umas três crônicas.
Lewis adorava alegorias,mas Tolkien detestava.
http://buracosupernegro.blogspot.com/2011/12/clipping-2112.html
Com uma notícias sobre O HOBBIT.
ABRAÇOS E BEIJOS.

Anônimo disse...

Nuossa achei fantastica essa postagem pq alem de poder adiqirir informações tambem pude encontrar mais pessoas assim como eu apaixonadas pelas histórias de C.S LEWIS e por ASLAN...