quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Xangô de Baker Street – Jô Soares

Já comenti aqui sobre as outras duas obras famosas do Jô, O Homem que matou Getúlio Vargas – muito bom, e Assassinato na Academia Brasileira de Letras – mais ou menos. Essa semana estava lendo uma matéria no site da BBC sobre Jack o Estripador e me lembrei desse livro do Jô. Não vou dizer a razão, porque se alguém pretende ler o livro, é bom ficar no suspense e esse é um livro que vale a pena, tão bom quanto O Homem que matou Getúlio Vargas, segue o mesmo estilo, unindo personagens reais e ficticios em situações reais e outras impensáveis. O livro é realmente muito engraçado e mais uma ótima sacada do autor.

Imagem do Google, porque quando li era emprestado!!
A história se passa no ano de 1886, época em que o Rio de Janeiro era a corte e capital do Brasil (o que já deixou de ser faz tempo, mas ainda tem muito gringo achando que a Dilma governa sob a sombra do Cristo Redentor). Após a apresentação de Sarah Bernhardt, um de seus maiores fãs, o imperador Dom Pedro II, acaba lhe contando um segredo que o atormenta, um valioso presente seu dado à baronesa Maria Luíza, desaparecera misteriosamente, um violino Stradivarius, ao que a diva francesa sugere que o imperador convide ninguém menos que mais famoso detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes para investigar o caso, com seu método inovador e imbatível. O detetive, então, aceita o convite e segue para o Brasil.

Mas, ao mesmo tempo, em que esse roubo segue investigado em segredo, o assassinato de uma prostituta choca a cidade. O assassino, além de decepar as orelhas, colocou uma corda de violino em um ponto, digamos assim, estratégico do corpo da vítima. Enquanto o delegado Mello Pimenta investiga o assassinato, o detetive Holmes e seu fiel escudeiro Dr. Watson chegam ao Rio de Janeiro para conhecer suas maravilhas e entre feijoadas, caipirinhas, vatapás, pais de santos e belas mulatas a investigção se desenrola, tendo como pano de fundo a boemia carioca e seus personagens mais famosos.

Juntos, delegado Mello Pimenta, Holms e Dr. Watson vão percorrer as famosas ruas do Rio, os bares e hotéis de luxo e também os lugares populares... uma viagem no tempo... Eu adoro essa forma do Jô escrever, juntando fatos e personagens reais e ficticios de forma divertida e criativa, e os livros dele são todos comédias, sempre muito engraçados, vale bastante ler!!!

O Xangô acabou virando filme, divertido... mas não tão bom quanto o livro, claro!!!

Mais uma dica...
Beijos e boa leitura!!
Fefa Rodrigues

Um comentário:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!
Eu ri sozinha lendo esse livro! Muito engraçado, bom mesmo. Não li os outros dele, mas se seguirem essa linha, valem a pena.
Beijos,