segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Guerra dos Tronos - Crônicas do Gelo e Fogo


You win our you die!

Enfim, terminei! Cheguei ao fim das 567 páginas ontem à noite. Uma dorzinha no coração pela morte de Khal Drogo, diga-se de passagem, meu personagem preferido, apesar de não ser um personagem de destaque!

Minha opinião sobre o livro: gostei muito!

No começo, demorei um pouco para me acostumar com o estilo de escrita do autor, quem já leu o livro sabe do que estou falando e quem ainda não leu, já deve ter visto uma centena de comentários pela Internet, sobre os capítulos serem sempre focados em um dos personagens – sempre os mesmos, ou seja, a história se desenrola de uma forma diferente do que estamos acostumados. Mas isso deixa a leitura super fácil... vencidas as primeiras páginas você não consegue parar de ler... eu até achei que ia demorar mais, afinal são 567 páginas, mas não deu um mês... e olha que eu só tenho tempo de ler a noite, antes de dormir!

Não vou fazer um resumo obra por dois motivos, acho que sou uma das últimas pessoas a ler esse livro (risos) e porque a história é tão complexa que não acho justo ficar apenas numa sinopse. Então, só vou apontar os personagens que mais gostei e os pontos fortes que eu encontrei no livro.

Meus personagens preferidos:

Khal Drogo: apesar de não ser um personagem que conta com capítulos próprios eu me apaixonei por ele! Acho que por conta dele ter protegido a Dany e ter dado a coroa para o Viserys, que, até então, era o mais odioso de todos os personagens!! Infelizmente, hoje, ele cavalga com as estrelas... mas ainda assim, vai ser um personagem inesquecível pra mim!!



Daenerys Targaryen: desde o começo já adorei ela, mas a principio tinha pena! Ela se transformou durante o decorrer da história, e aprendeu muito com todas as suas experiências. Tenho certeza de que ela vai ser uma personagem de grande influência no próximo livro e eu torço muito por ela! E se a teoria da Fê do Na Trilha dos Livros estiver certa, vou amar!!!


Tyrion Lannister: o Duende, apesar de pertencer ao lado negro da força eu acho ele demais, principalmente porque ele soube vencer suas limitações. Ele é culto, tem um humor sagaz, é inteligente e galante... o único Lannister que vale a pena!!


Pontos fortes do livro: como já disse, apesar de serem 567 páginas, a leitura flui fácil, talves por causa da forma como o autor escreve, ou seja, focando personagens umd e cada vez, como se fossem capítulos de uma série... me lembrou o Lost!

Além disso a história é realmente boa e surpreendente, não é cansativa, não é óbvia...

Ontem já comecei a ler a Fúria dos Reis, primeiro tinha pensando ele ler outra livro da seqüência de Alexandros, mas não resisti... mas estou um pouco preocupada com a demora na tradução do volume 4... espero que não demore muito!!!

O livro, como todos devem saber, virou série gravada pela HBO. Assisti até o episódio 6... é bem feita, e gostei dos atores escolhidos para os papéis. A única coisa que não gostei muito é que no livro o khas parece mais grandioso e na série me pareceu um bando de esfarrapados andando de um lado para outro...

Para quem não leu ainda, vale a pena, apaixonante como O Senhor dos Anéis!! E agora o livro está bem mais barato...

Beijos e boa leitura.
Fefa Rodrigues


2 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

AH! Que bom! Adorei a forma que você escreveu! Você já sabe, meus preferidos também são Dany, Tyrion, Jon e Bran. Adorei tembém a coroa do Viserys;D Já estão filmanda o segunda temporada e eu estou louca para ver. Tô com muita saudade, e fiquei superfeliz que Peter Dinklage ganhou o Emmy com Tyrion. Merecido!
Fefa, eu fui checar. No forum do IMDB, o povo falou que os atores principais (John, Sam, Sarah e Six)assinaram contrato para 3 filmes, mas não há nada confitrmado. ë esperar para ver. Espero que saia, porque op segundo livro é m,elhor que o primeiro. Promete ser um filmaço.

Beijos!

Samuel Medina (Nerito Samedi) disse...

Gostei muito de 'A Guerra dos Tronos'. Gostei mais ainda de 'A Fúria dos Reis'.
Minha crítica com o primeiro é que o George Martin parecia em alguns momentos estender a narrativa onde poderia ter deixado em suspenso, já passando para o próximo capítulo. Lógico que um roteirista experiente como ele não teria problemas para isso. Mas de certa forma, ao ler o segundo livro, percebi que ele se tornou mais confortável com o gênero romance no seu segundo trabalho.
Tirando o Drogo, os personagens que você citou também são meus favoritos. Apesar de que todos os que recebem destaque acabam sendo meus favoritos! Inclusive Bran, Jon e Arya. Esses dois últimos principalmente no livro seguinte.
Ah, e a frase do Tyrion que vc citou no cabeçalho do blog é realmente excelente!