quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Literatura inspirada no Natal: A Christmas Carol – Charles Dickens

Desde que me conheço por gente, sempre que chega a época do Natal eu assisto ao O Conto de Natal, obra do Dickens, na versão Disney, com o Tio Patinhas no papel do Sr. Scrooge e o Mickey no papel de Bob Cratchit, numa Londres gelada e coberta de neve!! 

Nesta semana, assisti ao conto na versão Looney Tunes, com meu sobrinho - o Leo - que adorou e me fez várias e várias perguntas sobre a história e, quando eu contei que tinha um livro que contava aquela história ele me pediu de presente!

Na minha opinião, a versão antiga da Disney é melhor, mas, de qualquer forma, a história é muito boa, também... pudera... baseado em uma obra do Dickens difícil não ser excelente!!!

A Christmas Carol, ou, Um Conto de Natal conta a história do avarento Ebenezer Scrooge (até pensei se o nome desse personagem tem alguma simbologia... já que o significado de Ebenezer, segundo a Bíblia, é “até aqui nos ajudou o Senhor”), homem muito rico que vive sozinho trabalhando em seu escritório escuro e deprimente em Londres, visivelmente infeliz e de um de seus funcionários de nome Bob Cratchit, um homem pobre, porém feliz, que tem quatro filhos, o mais novo com problemas de saúde. 

Na véspera do Natal, Scrooge, que não acreditava em Natal e não fazia muito esforço para que seus funcionários pudessem ter um bom feriado, recebe a visita do espírito de Jacob Marley, morto há alguns anos e que volta a Terra para tentar lhe alertar sobre o que o espera no pós-morte caso ele continue levando uma vida de avareza. Depois desse recado Scrooge recebe a visita de três outros espíritos... (acho que o filme leva o nome "Os Três Espíritos do Natal", mas não tenho certeza).

O primeiro é o Espírito dos Natais Passados, que leva Scrooge de volta à sua adolescência, quando ele ainda acreditava no Natal, que, ao ver como era diferente no passado, se entristece. Ele então recebe a visita do Espírito do Natal Presente que o leva para ver várias celebrações de Natal por toda a cidade, inclusive, à casa de seu humilde empregado Bob Cratchit, onde, apesar da pobreza, há amor e felicidade.

Por fim, chega o Espírito dos Natais Futuros que leva Scrooge para ver sua morte infeliz, solitária e sem amigos... me lembro que no fime a sepultura do Scrooge está abandonada e o único a visitá-lo é Bob Cratchit e seu pequeno filho, cujo único desejo sempre tinha sido que seu pai pudesse passar o Natal em casa, o que era quase impossível já que o avarento Scrooge não dava folga aos funcionários no feriado.

Tio Patinhas como Scrooge
Após a visita destes três espíritos, Ebenezer Scrooge toma consicência de sua situação e se torna um novo homem, e, naquele mesmo Natal, realiza uma festa para celebrar a data, tornando-se um patrão melhor e mais juntos e passa a cuidar do pequeno filho de Bob Cratchit.

Bob Cratchit e sua familia celebrando o Natal
Dickens é um escritor maravilhoso e uma das obras dele que eu mais gostei foi Um Conto de Duas Cidades. Ele tem outros contos de Natal que eu ainda não li, mas acredito que sejam todos da mesma qualidade, por isso considero suas obras, todas elas, ótimas dicas de leitura!!!

Então, aproveitando o Natal que já está no ar há alguns dias, que tal ler, ou assistir, uma das muitas versões de A Christmas Carol? Ou, se está na dúvida de como presentear alguém, que tal um livro do Dickens???

Beijos e boa leitura!!!
Fefa Rodrigues

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!
Essa é uma dica boa de presente, o dvd também esse do Tio patinhas, nunca vi.
Assisti foi esse mais recente que dá toda hora na tv a cabo, não sei se é da Loney, acho que é Disney...
Ficou bom!! Mas, ainda preferi o livro... Gostaria mais ainda de assistir a versão com o Tio Patinhas... Será que encontro pra comprar o dvd?
Onde vc assistiu, Discovery Kids, Cartoon Network?
Bj
Orquidea

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Nossa! Tava passando outro dia na TV Globinho...Eu peguei no meio, mas fiquei assistindo até o final. Eu também adoro essa história, e eu até tenho o livro, que minha màe comprou pra mim quando era pequena. É um dos meus favoritos. Uma vez, minha mãe tentou dar, mas eu dei um xilique e não deixei. Ele tá com a capa toda rasgadinha...Ainda bem que é capa dura;D


Beijos!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Nossa! Tava passando outro dia na TV Globinho! Eu peguei quanse no final, mas fiquei assistindo até acabar. Também adoro essa história. Eu até tenho o livro, que minha mãe comprou quando eu era pequena. Ela até tentou dar, mas eu tive um xilique e não deixei. A capa tá toda rasgadinha, de tanto que eu lia. Ainda bem que é capa dura;D

Beijos!

Fefa Rodrigues disse...

ORQUIDEA... a versão do Tio Patinhas eu assitia sempre qd era mais nova... ultimamente só tenho visto a do Loney ... mas pede pro seu marido que acho q ele consegue achar pra baixa!!!!!:o)


FEEE... bem que fez em nãod eixar sua mãe dar!!! hhehehehehe

Anônimo disse...

Já baixei ele já converteu e eu já assisti maravilhossoooo!!
Vi muitos filmes do Tio Patinhas menos esse!!
Obrigada
bj
Orquidea