sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cartas do Diabo a seu Aprendiz – C. S. Lewis

C. S. Lewis é um gênio. O que me entristece é que, mesmo sendo ele declaradamente um cristão, suas obras são pouco conhecidas no meio, quando não, mal vistas... e falo por experiência própria. Quando eu li no livro A História da Humanidade (recomendadíssimo!!) sobre a Reforma Protestante, sendo eu presbiteriana, me enchi de orgulho quando o autor disse “os protestantes foram a razão dos livreiros ficarem ricos”... passado o momento, me enchi de tristeza porque hoje em dia as coisas seriam diferentes...


Mas, seja você cristão, budista, ateu ou muçulmano... seja você protestante ou católico... a verdade é que dificilmente não vai gostar das obras desse escritor genial.

A obra mais conhecida dele é As Crônicas de Nárnia, mas meu primeiro contato com o escritor foi por meio de Cartas do Diabo a seu Aprendiz, que minha mãe – também apaixonada por livros – comprou depois de ouvir obra e autor serem citados durante uma pregação.

Ironia é a palavra que define essa obra baseada em 31 cartas trocadas entre Screwtape, um diabo muito experiente, que trabalhou por muitos anos como tentador em solo inglês, onde alcançou notoriedade e foi promovido, a Wormwood, seu jovem sobrinho, que ainda está no início de sua carreira do mal e que recebeu a missão de afastar um certo jovem de qualquer contato com Deus.

É engraçado como as correspondências se parecem como conversas entre duas pessoas que trabalham numa mesma empresa... divertidíssimo! Mas o que o autor faz é analisar o processo de “tentação da humanidade”.

Não dá para fazer um resumo, porque não é um romance no sentido literal do termo, cada uma das cartas fala sobre algum aspecto da natureza humana a ser tentado... como é um livro fino e muito engraçado, acredito que a maioria consegue ler a obra em um fim de semana, ou, como diria minha mãe, “em uma sentada”.

Vale a pena ler, acreditando ou não na existência de um mundo espiritual, seja para se divertir, seja para refletir e, principalmente, pela qualidade do humor desse grande escritor (só podia ser inglês, não é?!).

É isso ai gente... e ótima sexta-feira mais que chuvosa a todos (não me lembro de um janeiro tão chuvoso assim!!)

Beijos e boa leitura
Fefa Rodrigues

2 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Nossa, nunca tinha ouvido falar desse livro dele! Parece bem interessante. vou ver se acho.

Beijos!

Fefa Rodrigues disse...

Fê, ele não é muito conhecido mesmo... mas é bem legal!!!