sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cinco livros para a vida toda!!

A minha querida amiga Orquidea sugeriu que eu convidasse todos os frequentadores do blog a listar quais os cinco livros que cada um gostaria de ler e reler pela vida toda... então, se você tivesse que escolher apenas cinco livros para levar com você pelo resto da vida, quais você escolheria??

A minha lista seria essa:

1. Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marques
2. Do Amor e outros demônios - Gabriel Garcia Marques
3. A Sombra do Vento - Zafon
4. Os Miseráveis - Vitor Hugo
5. A Busca do Graal - Bernard Cornwell (tudo bem que aqui são três livros, então a soma sobe para 7 livros... mas vou considerar a série como um só!!!)




Desta lista, os três primeiros, eu já lis várias e várias vezes... e com certeza lerei outras tantas vezes... então, estes seriam os cinco que carregaria comigo para sempre... e para você, quais seriam os cinco livros para a vida toda???

8 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Vou tentar...não sei se consigo listar só 5...não pode ser mais?

Beijos!

Fefa Rodrigues disse...

FE -> tbm foi dificil achar só 5... fiquei em dúvida entre A Busca do Graal e Guerra e Paz... ainda bem que é uma escolha de brincadeirinha hehehe...



ORQUIDEA -> dos que vc lisotu, conheço apenas E o vento levou (mas só do cinema) e Amor e Preconceito... e como te disse, ainda não li nada da Jane Austen, apesar de ter amado o filme, e a série Lost in Austen... que é sobre o livro tbm!!!

Sol de Austerlitz disse...

Cara Fefa,

Gostei da sua lista, mas na minha não poderia faltar:

1 - Musashi - Eiji Yoshikawa;

2 - Dom Quixote - Miguel de Cervantes Saavredra;

3 - Guerra e Paz - Tostoi;

4 - O Senhor dos Anéis (Inclui O Hobbit e o Silmarilion, naturalmente. Ainda bem que voccê abriu o precedente de poder incluir uma série) - J. R. R Tolkien;

5 - O Nome da Rosa - Umberto Eco.

Em minha opinião, cinco é um número pequeno para uma lista de livros.

Foi difícil não levar o "Crime e Castigo", nenhum de "As Aventuras de Sharpe" ou as "Crônicas de Arthur" do Bernard Cornwell, nenhum dos livros do Sherlock Holmes.

Sem falar que seria muito bom poder levar os vários tomos de "Vidas Paralelas" de Plutarco, "O Príncipe" do Maquiavel e até mesmo "A Gaia Ciência" do camarada Nietzsche.

Grande abraço!

CB

marciana disse...

1- As Crônicas de Nárnia (C. S. Lewis)
2- Emma (Jane Austen)
3- Dom Casmurro (Machado de Assis)
4- Memorial de Maria Moura (Rachel de Queiroz)
5-Hamlet (Shakespeare)

Escolha difícil, mas o que eu vou reler a vida toda (aliás, estou fazendo isso no momento) é "As Crônicas de Nárnia", sem dúvida.

p.s. Adorei seu blog! Estava na net procurando alguma coisa sobre Nárnia (como sempre rs) e encontrei o seu texto que fala sobre Aslam; achei tão bonito que resolvi dar uma olha nos outros posts. Adorei!

Abraço!

Fefa Rodrigues disse...

CB -> foi difícil deixar Guerra e Paz fora da minha lista tbm... um dos melhores que li... aliás, como eu disse na postagem O PREFERIDO escolher um dentre os melhores livros é comoe soclher dentre meus irmãos, qual eu gosto mais... simlemente impossível!!!! hehehehe

Sobre PLutarco, nunca tive acesso a nada dele, a não ser trechos que encontro pela Internet... e Nietzsche... bem... acho que não tenho condições de ler algo dele hehehe...

Outro que iria pra minha list é As Cronicas de Nárnia... AMO!!!

Fefa Rodrigues disse...

MARCIANA -> Eu te amo as Crônicas de Nárnia... e Aslam então sou totalmente apaixonada!!! Tbm pretendo reler outras vezes... mas o tempo é tão curto e são tantos os livros que quero ler hehehe...

Obrigada pela visita!!!:o)

Dora Delano disse...

Gabriel Garcia Marquez... pode escolher quaisquer 5! =)

Samuel Medina (Nerito Samedi) disse...

Hum... minha lista pode mudar ao longo da vida, mas por enquanto seria esta:

As Crônicas de Nárnia - C.S.Lewis
Vida Encantada - Diana Wynne Jones
Excalibur - Bernard Cornwell
Ficções - Jorge Luis Borges
Vastas emoções e pensamentos imperfeitos - Rubem Fonseca

Abração!