quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Condenado - Bernard Cornwell

Mais um livro desse que é um dos melhores escritores que eu conheço e, outra vez, não decepcionou!!! O único defeito é que poderia ser mais longo, porque os personagens são ótimos... é uma pena que tenhamos apenas 318 páginas de sua companhia.

O livro conta a história do capitão Sandmam, um ex-oficial do exército, que após a Batalha de Waterloo volta para casa agora, mas agora com sua rica família em desgraça, já que seu pai, depois de perder toda a fortuna da família, se matou e deixou, além de todas as dívidas a serem pagas, uma a filha e uma esposa sob a responsabilidade do capitão que, para mentâ-las, "vende" sua patente no exército e com o dinheiro instala mãe e irmã no campo, enquanto vai para Londres tentar arranjar a vida.


Mas Sandmam é ex-soldado, nunca foi treinado para outro ofício, então só lhe resta ganhar alguns trocados como jogador de críquete. No desenrolar da história, também ficamos sabendo que o capitão era noivo de uma rica herdeira, Eleanor, por quem ele é apaixonado, mas que, ao ficar pobre, teve o compromisso rompido. Acontece que ele ainda gosta dela, e ela também gosta dele.

Tentando sobreviver em Londre, Sandmam passa a viver em uma taverna da pior espécie, onde conhece Sally, uma garota linda e esperta, que vai ser uma de suas aliadas na aventura que está por vir, quando o capitão é contratado para rever um caso de assassinato. Acontece que ele tem apenas uma semana para descobrir quem é o verdadeiro assassino da Condessa de Averbury, antes que o suposto assassino, Corday, seja levado ao cadafalso.

Sandmam, apesar dos pesares, é um homem justo e honrado, que a princípio deveria apenas conseguir uma confissão confirmando a culpa de Corday, e com ganhar em um dia o pagamento de um mês, mas, após a primeira conversa com o pobre pintor condenado, ele percebe que há algo errado com aquela condeção e não vai aceitar uma injustiça. A partir daí, Sandmam começa a investigar o assassinato, envolvendo um misterioso clube de lordes - Clube Serafins - e seus ricos e poderosos membros.

Não vou contar mais, pois como disse, a história não é longa, mas é muito legal, e tem até uma participação especial do Robin Hood. Mais uma vez aconselho a leitura, vale a pena e queria mesmo é que a história tivesse uma continuação!!!

Este foi mais um livro que li em conjunto com a amiga Orquidea, e estou considerando uma experiência bem legal... acho que é a essencia daqules "clubes do livro" que vemos nos filmes norte-americanos... é muito bom ir trocando impressões durante a leitura, com alguém que também está lendo a mesma obra (Orquidea: espero que possamos continuar fazendo isso... você precisa sugerir alguma outroa leitura!!!).
Agora, decidi ler A Menina que Roubava Livros, já que é um livro que foi muito comentado e que, não sei porque, até agora não tinha me interessado... mas como não dormi nada durante essa noite, resolvi pegá-lo pra ler... enquanto isso aguardo a chegada de O Cemitério de Praga!!!

Beijos e boa leitura;
Fefa Rodrigues.

11 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

OI Fefa!

você vai adorar A menina que roubava livros. É lindo!

Adorei a resenha, e claro que já estou louca para ler. Mas acho que depois da carnificina (rs!) da trilogia do Graal, eu vou dar um tempinho nos massacres ;D

Beijos!

CMachado disse...

Olá amiga!!!
Sabe que estou ficando viciada nisso, ler em conjunto com vc rsrs

Estava esperando a novidade do próximo livro ansiosa rs
Muuuiiitooo boa escolha, A menina que Roubava.... já li, mesmo assim vou relembrando c/ vc ok ;)

Esse negócio de clube do livro me agrada muito!!
Quem sabe, Nerito e Fê tendo oportunidade leiam com a gente...

Fefa, tem uns livros que vou ler ainda esse ano, mas, não me importo de vc escolher, pois, normalmente leio 2 por vez...

Mesmo assim, vou escrever uns títulos aqui, daí se vc se interessa por algum ok?

O Condenado, foi uma experiência incrível, gostei muito. Vc viu no final as considerações do autor...
Como de fato ele, trouxe p/ gente um pouco de como era o sistema penal da época...

Volto com o nome dos livros ok?
Bjk

PS: Sobre o romance, ficou satisfeita? imaginarmos que tudo ficou bem né rs

CMachado disse...

Os livros:
Contagem decrescente/ Código explosivo do Ken Folett. (li uma resenha falando tão mal, que resolvi ler) engraçado isso... me interessei, li um bom pedaço e tava amando, mas, parei p/ ler c/ vc O Condenado...

A Elegância do Ouriço,
Inês da minha Alma (Isabel Alende)
continuar c/ bernard Cournwell
O Historiador (E. Kostova) Vampiro
A chave de Sarah (Sobre Holocauto)
A Relíquia Eça de Queiróz
O Buraco da Agulha (Ken Folett)

*se vc não se interessar, não tem problema, vc escolhe ;)

Fefa Rodrigues disse...

ORQUIDEA -> fiquei feliz pelo Sandmam e Eleano porque há esperança de que eles reatem!!!

O livro é muito bom, nã é?! Amei... e tudo dele é assim... apaizonante... não é só a história em si que semrpe é muito boa, mas a forma como ele escreve e, principalmente, os persongens que ele cria... todos insquecíveis!!!

Agora estou lendo A Menina..., e estou no inicio ainda, mas já estou gostando muito... li hj enquanto esperava o dentista, e cheguei só na página que ela é separada da mãe dela...

o Davi, meu namorado, me disse outro dia que chegou numa loja de informatica e a mocinha do balcão estava chorando, ele perguntou oque tinha acontecido, se estava tudo bem, e ela disse que estava chorando por causa deste livro, porque tinha acabado de ler naquele momento.... bem, ma parece que é um livro bem emocionante... vamos ver!!!

CMachado disse...

rsrs eu simplesmente não desgrudei dele enquanto não terminei, eu acho que vc vai colocar no seu top 10 rsrs

É emocionante sim...

Fefa Rodrigues disse...

Orquidea... vout entar encontrar Inês da Minha Alma... só li um livro da Isabel Alende - Filha da Fortuna - e faz tempo que não leio um escritor latino-americano...

falando nisso, não sei se ja perguntei, mas vou perguntar outra vez... conhece/gosta de Gabriel GArcia Marques???

CMachado disse...

Gosto sim!!!
Conheci sua escrita, que passei a gostar muito, com o filme Escrito Nas Estrelas, peguei a dica lá de O Amor no Tempo do cólera.

Depois Cem Anos de Solidão, tive de devolver a biblioteca sem terminar,
mas, esse vc já leu vou tentar ler ainda esse ano, mas comprando.

Cronica de uma Morte Anunciada, recentemente. Apesar de gostar dele só li esses...

Sol de Austerlitz disse...

Olá!

Em primeiro lugar, obrigado pelas generosas menções ao nosso humílimo "Sol de Austerlitz", que gostaria tivesse o mesmo clima do seu cativante "Apaixonada Por Papel".

Parabéns!

O Condenado é realmente muito bom, assim que o li pela segunda vez, anotei essas considerações:

http://soldeausterlitz.blogspot.com.br/2010/11/o-condenado-de-berdard-cornwell.html

Você notou que o Sharpe aparece no livro?

Tive que perguntar (confirmar!) isso ao próprio Cornwell e veja o que ele, muitíssimo simpático, respondeu:

http://www.bernardcornwell.net/index.cfm?page=7&FAQId=8185&faqstring=

Grande abraço

CB

Fefa Rodrigues disse...

Orquidea tinha me esquecido de que vc me contou que tinha comprado Cronica de uma Morte Anunciada.... muito "doido", não é???

Fefa Rodrigues disse...

CB - de O Sol de Austerlitz - eu AMO seu blog... é ótimo... obrigada por tanta dedicação!!

Sobre o Sharpe... eu não percebi a participação dele em O COndenado... que saco!!! Mas... eu ainda não li essa série... a Fe, do Blog Na trilha dos livros, me fez bastante propaganda e acho que vou começar a comprar os livros...

PS: não consegui comentar l´no seu blog...

CMachado disse...

Bom dia Fefa!!!
Vim sugerir, para vc fazer uma brincadeira aqui no seu espaço...

Se a gente tivesse que escolher 5 livros para ler para sempre, quais seriam e porque...

Eu tenho 5 livros que se pudesse gravar... eu queria ler p/ sempre rsrs

Bjk