terça-feira, 6 de março de 2012

Segunda Guerra Mundial – Richard Overy

Um livro para quem ama história simplesmente surtar! Já comentei aqui que uma outra de minhas paixões é história e, especialmente, história da II Guerra e uma das coisas que mais me fascina são documentos antigos, moedas e medalhas. Meu sonho é ter uma medalha original da II Guerra, de preferência alemã.

E, sabedor de que eu amo história, meu amigo Glegle, que faz faculdade de história, me falou deste livro e ontem trouxe para eu dar uma olhada. De cara já achei muito legal o livro, capa duro, cheio de fotografias da época, mapas das batalhas e curiosidades, mas, o que eu mais gostei do Livro foram estas cópias de documentos da época.







São cartas, relatórios, capas de jornais, folhetos, documentos e o mais interessante de todos, o Testamento Político de Hitler.

Eu simplesmente amo ver esses documentos, ver as letras, as palavras. Já comentei aqui sobre uma carta de um soldado que estava numa trincheira na Itália durante a II Guerra, enviada para sua mãe, onde ele conta a surpresa que teve quando viu a neve pela primeira vez. A carta esteve exposta por muitos anos no museu aqui da cidade e eu sempre ia lá olhá-la.























Testamento Político de Hitler

Assinaturas no "Testamento Político"

Olha a marquinha do clips ali em cima!!!







Isso me faz pensar sobre nós hoje em dia. Como irão contar nossa história? As futuras gerações não terão documentos de nossa época, escritas com nossas letras... apenas, escritas pelo world...

Gente, deixo ai uma dica muito legal para quem ama II Guerra!!!

Abraços
Fefa Rodrigues



6 comentários:

Dora Delano disse...

eu tbm amo história. Eu sempre penso que quando eu tiver velhinha, filhos criados e tudo mais, estabelecida, eu vou fazer faculdade de história. Eu gosto muito das histórias medievais, dos reinos. Assisto todos os filmes que falam sobre o período do século XIV em diante. Tenho fascinação! Vc já viu a série The Tudors? È o tipo de história que eu adoro!

Essa parte mais contemporânea não me chama tanta atenção quanto. Mas eu também adoro ler sobre. Eu tenho o livro do Hobsbawm sobre o século XX, a Era dos Extremos. Faço igual minuto da sabedoria, abro numa página e vou lendo...

=)

Samuel Medina (Nerito Samedi) disse...

Também curto muito História... Acho que os fãs de narrativa também de certa forma amam o enredo "real" da humanidade... rsrsrsrs...

Há muito tempo atrás, pensei em escrever um romance sobre um jovem judeu que parte para a guerra em busca de notícias de sua noiva, desaparecida na Alemanha Nazista.
Mas faltaram dados (e talento!)...

Ah, continuo escrevendo o livro. Estive envolvido na criação de uns três capítulos, embora a maior parte esteja bastante estruturada. Espero terminá-lo até o fim do mês!

Abraços!

Araí NRL disse...

Tb amo a história da segunda Guerra e amei a dica e pretendo comprar.

Ontem li em algumas horas os quadrinhos "Maus" q conta história de um sobrevivente do holocausto, escrito e desenhado pelo filho dele. Muito bom e quem tem uma leitura rápida em em uma ou duas horas.

Abç

Fefa Rodrigues disse...

Araí, sabe que eu não sou muito conhecedora de HQs... mas desde 300 eu comecei a ter vontade de conhecer mais do assunto.... porém, aki na minha mini cidade fica difícil!!!:o(

Fefa Rodrigues disse...

ARAI, olha que coincidencia... compreu uma revista sobre II Guerra hj e uma das erportagens falava sobre essa HQ - MAUS, que vc disse... fiquei curiosa, vou pedir rpa minha subrinha procurar em SP

Araí NRL disse...

Fefa, olha vale cada página, eu tb não sou fã de HQ's mas meu namorado ama e tem MAUS. Como eu tinha acabado de assistir "Bad of Brothers" (alias uma produção magnifica da HBO sobre a segunda guerra, me arrependi de não ter visto antes) acabei me empolgando e pegando MAUS, olha me apaixonei pelo livro.

Nas americanas tem o livro viu http://www.americanas.com.br/produto/5427005/livros/historiaemquadrinhos/historiaemquadrinhos/livro-maus-a-historia-de-um-sobrevivente?epar=buscape&opn=YYNKZU