sábado, 23 de maio de 2020

Crônica da Casa Assassinada - Lúcio Cardoso

Esse período de isolamento social não tem sido fácil para nenhum de nós. A vontade que dá é de se jogar no sofá e só levantar quando tudo acabar, não é? Eu realmente tenho me sentido assim mas hoje decidi me levantar e fazer algo que eu amo: falar sobre livros! Como moro sozinha, decidi compartilhar aqui o assunto, pois acho que pode animar outras pessoas a ler e a conversar sobre a leitura. Vou começar com o livro que acabei essa semana. Crônica da Casa Assassinada é um romance de Lúcio Cardoso, um escritor brasileiro que me parece pouco conhecido do grande público. Descobri esse em um canal do youtube que fala sobre literatura e não me arrependi da leitura.
A história se passa em torno de uma família tradicional de Minas Gerais em decadência financeira e moral e cuja presença de Nina, uma carioca linda e ousada, vai abalar de forma irreversível. O livro é escrito a partir de trechos de conversas, cartas, confissões e assim a gente vai "montando o quadro geral". A escrito de Lúcio Cardoso é simplesmente linda, o ritmo que ele emprega ao livro é excelente. Fico me perguntado como nunca ouvi falar desse escritor brasileiro que foi a paixão de Clarice Lispector e que escreve de forma maravilhosa. Quantos outros escritores sensacionais devem estar perdidos por aí?
Vou terminar com um pequeno trecho do livro, confesso que foi difícil escolher um só, pois, como eu disse, a escrita dele é belíssima!



"Essa mulher não se deterá nunca, pela simples razão de que ela não sabe se deter; é um elemento desencadeado, uma força em ação, e decerto terminaria seus dias atada a uma fogueira se ainda vivêssemos nos dias sombrios da Inquisição" (pg. 240).

Nenhum comentário: