Mais um livro desse que é um dos melhores escritores que eu conheço e, outra vez, não decepcionou!!! O único defeito é que poderia ser mais longo, porque os personagens são ótimos... é uma pena que tenhamos apenas 318 páginas de sua companhia.
O livro conta a história do capitão Sandmam, um ex-oficial do exército, que após a Batalha de Waterloo volta para casa agora, mas agora com sua rica família em desgraça, já que seu pai, depois de perder toda a fortuna da família, se matou e deixou, além de todas as dívidas a serem pagas, uma a filha e uma esposa sob a responsabilidade do capitão que, para mentâ-las, "vende" sua patente no exército e com o dinheiro instala mãe e irmã no campo, enquanto vai para Londres tentar arranjar a vida.
Mas Sandmam é ex-soldado, nunca foi treinado para outro ofício, então só lhe resta ganhar alguns trocados como jogador de críquete. No desenrolar da história, também ficamos sabendo que o capitão era noivo de uma rica herdeira, Eleanor, por quem ele é apaixonado, mas que, ao ficar pobre, teve o compromisso rompido. Acontece que ele ainda gosta dela, e ela também gosta dele.
Tentando sobreviver em Londre, Sandmam passa a viver em uma taverna da pior espécie, onde conhece Sally, uma garota linda e esperta, que vai ser uma de suas aliadas na aventura que está por vir, quando o capitão é contratado para rever um caso de assassinato. Acontece que ele tem apenas uma semana para descobrir quem é o verdadeiro assassino da Condessa de Averbury, antes que o suposto assassino, Corday, seja levado ao cadafalso.
Sandmam, apesar dos pesares, é um homem justo e honrado, que a princípio deveria apenas conseguir uma confissão confirmando a culpa de Corday, e com ganhar em um dia o pagamento de um mês, mas, após a primeira conversa com o pobre pintor condenado, ele percebe que há algo errado com aquela condeção e não vai aceitar uma injustiça. A partir daí, Sandmam começa a investigar o assassinato, envolvendo um misterioso clube de lordes - Clube Serafins - e seus ricos e poderosos membros.
Não vou contar mais, pois como disse, a história não é longa, mas é muito legal, e tem até uma participação especial do Robin Hood. Mais uma vez aconselho a leitura, vale a pena e queria mesmo é que a história tivesse uma continuação!!!
Este foi mais um livro que li em conjunto com a amiga Orquidea, e estou considerando uma experiência bem legal... acho que é a essencia daqules "clubes do livro" que vemos nos filmes norte-americanos... é muito bom ir trocando impressões durante a leitura, com alguém que também está lendo a mesma obra (Orquidea: espero que possamos continuar fazendo isso... você precisa sugerir alguma outroa leitura!!!).
Agora, decidi ler A Menina que Roubava Livros, já que é um livro que foi muito comentado e que, não sei porque, até agora não tinha me interessado... mas como não dormi nada durante essa noite, resolvi pegá-lo pra ler... enquanto isso aguardo a chegada de O Cemitério de Praga!!!
Beijos e boa leitura;
Fefa Rodrigues.
6 comentários:
OI Fefa!
você vai adorar A menina que roubava livros. É lindo!
Adorei a resenha, e claro que já estou louca para ler. Mas acho que depois da carnificina (rs!) da trilogia do Graal, eu vou dar um tempinho nos massacres ;D
Beijos!
Fê
ORQUIDEA -> fiquei feliz pelo Sandmam e Eleano porque há esperança de que eles reatem!!!
O livro é muito bom, nã é?! Amei... e tudo dele é assim... apaizonante... não é só a história em si que semrpe é muito boa, mas a forma como ele escreve e, principalmente, os persongens que ele cria... todos insquecíveis!!!
Agora estou lendo A Menina..., e estou no inicio ainda, mas já estou gostando muito... li hj enquanto esperava o dentista, e cheguei só na página que ela é separada da mãe dela...
o Davi, meu namorado, me disse outro dia que chegou numa loja de informatica e a mocinha do balcão estava chorando, ele perguntou oque tinha acontecido, se estava tudo bem, e ela disse que estava chorando por causa deste livro, porque tinha acabado de ler naquele momento.... bem, ma parece que é um livro bem emocionante... vamos ver!!!
Orquidea... vout entar encontrar Inês da Minha Alma... só li um livro da Isabel Alende - Filha da Fortuna - e faz tempo que não leio um escritor latino-americano...
falando nisso, não sei se ja perguntei, mas vou perguntar outra vez... conhece/gosta de Gabriel GArcia Marques???
Olá!
Em primeiro lugar, obrigado pelas generosas menções ao nosso humílimo "Sol de Austerlitz", que gostaria tivesse o mesmo clima do seu cativante "Apaixonada Por Papel".
Parabéns!
O Condenado é realmente muito bom, assim que o li pela segunda vez, anotei essas considerações:
http://soldeausterlitz.blogspot.com.br/2010/11/o-condenado-de-berdard-cornwell.html
Você notou que o Sharpe aparece no livro?
Tive que perguntar (confirmar!) isso ao próprio Cornwell e veja o que ele, muitíssimo simpático, respondeu:
http://www.bernardcornwell.net/index.cfm?page=7&FAQId=8185&faqstring=
Grande abraço
CB
Orquidea tinha me esquecido de que vc me contou que tinha comprado Cronica de uma Morte Anunciada.... muito "doido", não é???
CB - de O Sol de Austerlitz - eu AMO seu blog... é ótimo... obrigada por tanta dedicação!!
Sobre o Sharpe... eu não percebi a participação dele em O COndenado... que saco!!! Mas... eu ainda não li essa série... a Fe, do Blog Na trilha dos livros, me fez bastante propaganda e acho que vou começar a comprar os livros...
PS: não consegui comentar l´no seu blog...
Postar um comentário