Robert Capa
Fotografia é outra das minhas paixões, assim como os livros e o cinema, e um dos fotógrafos que eu mais aprecio é Robert Capa. Fotógrafo de Guerra, ele cobriu alguns dos maiores conflitos do século XX, como a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial, e morreu em 1954, ao pisar em uma mina terrestre durante a cobertura da Guerra da Indochina. Diz-se que a camara permaneceu em suas mãos.
Voltando à fotografia, o que mais me chama atenção nelas, seja do Capa ou dos outros fotógrafos que eu aprecio, é a expressão das pessoas, especialmente o olhar, e captar esse olhar, essa expressão, é um dom.
Quanto ao Capa, além desse dom de captar a expressão das pessoas, sua obra é produzida sobretudo durante as guerras, o que faz com que eu goste ainda mais. Não que eu goste de guerra, mas os conflitos internacionais são um dos assuntos que eu gosto (outra paixão: História).
Uma das fotografias mais famosas do Capa é “A morte do Soldado Legalista”, que captou o momento em que um soldado foi atingido por uma bala, durante a Guerra Civil Espanhola. Com essa foto ele ganhou o Prêmio Pulitzer. Mas há uma certa polêmica envolvendo a tal fotografia, pois, algumas pessoas acreditam que ela não foi espontânea, mas, sim uma montagem.
Não sei. Não sou expert em fotografia para fazer uma análise técnica, de qualquer forma, é uma imagem marcante.
A Morte do Soldado Legalista |
Outras...
Ele desembarcou junto com os soldados no Dia D, na Normandia |
Robert Capa |
Pretendo fazer um curso de fotografia algum dia. Aqui na minha cidade não tem nada do tipo, por isso ainda não fiz, até lá, continuo usando a minha 5 megapixels para fotografar o que vou encontrando pela vida sem muitas pretensões... :o)
Beijos
Fefa Rodrigues
Um comentário:
Eu tbm acho fotografia o máximo.. mas eu sinceramente ainda prefiro escolher as poses e as ideias. Quando eu tiro a foto, nunca fica tão bom quanto na minha imaginação. =)
Postar um comentário