sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Quando Nietzsche Chorou – Irvim D. Yalom

Um livro difícil, ao menos para mim. Comprei no impulso, num desses dias que ganhei um dinheirinho da minha mamyz - na época em que era uma pobre estudante - e corri para a livraria Contos & Encontros para adquirir mais um dos meus tesouros!!
Detalhe da Capa

Depois de pesquisar por algum tempo decidi seguir a sugestão da vendedora e trouxe para casa esse livro, cujo nome me intrigou! Não sou uma conhecedora de filosofia. Confesso. Mas claro, já conhecia o Sr. Nietzsche, das aulas de filosofia da faculdade, e, por conhecer sua “fama”, o nome do livro me chamou a atenção.

Para começo é bom se ater um pouco ao autor do livro, o Dr. Irvim, que é professor e psicoterapeuta e nessa sua primeira obra mescla ficção e fatos reais para contar a história envolvendo Josef Breur, um dos pais da psicanálise e o filósofo Friedrich Nietzche.

A história se passa no ano de 1882, e o interessante é que a gente já sente o anti-semitismo pairando no ar. A bela russa Lou Salomé manda um bilhete a Josef Breuer, que já é um famoso médico e que passa férias em Veneza, solicitando um encontro num café da cidade. Lou Salomé, além de linda e muito inteligente, tem um comportamento moderno e diferente das demais mulheres da época.

Lou é amiga de Nietzsche e, sabendo que o médico teve grande sucesso no tratamento a um jovem que sofria de doenças psicossomáticas, relata ao médico a grave doença de seu amigo e suas suspeitas de que o filosofo poderá cometer suicido a qualquer momento, o que privaria o mundo de uma das maiores mentes já nascidas. A bela jovem implora ao médico que realize o tratamento mas com um detalhe, o filósofo não poderia saber que este estava sendo feito a pedido de Lou, pois, os dois haviam rompido a amizade.

Após uma relutância inicial, o médico aceita o pedido de Lou, que usa todo seu charme e inteligencia para conseguir que o médico atenda a seu pedido, e inicia sua tarefa, mas, primeiro, ele tem que ganhar a confiança do filósofo, o que não é nada fácil, para então, levá-lo a confidenciar os problemas que o atormentam.

O livro transcorre através das longas conversas entre esses dois homens e, para mim, foi um livro difícil de ler, não que ele não prenda nossa atenção... pelo contrário, ele é muito interessante, e a história de pano-de-fundo também é boa e faz a gente querer ler os próximos capítulos... não sei explicar a razão, sei que era como se, após cada capítulo, eu ficasse mentalmente exausta... aí a dificuldade da leitura! Digerir a leitura também foi difícil, porque, acredito que isso acontece com todo mundo, mesmo com livros mais simples, depois de ler, eu fico pensando no que li... e no caso desse livro eu pensava mais ainda.

Capa do Livro
Mas, ao fim, gostei do livro, especialmente do último capítulo. Acredito que quem tem conhecimento de filosofia e, especialmente, de psicologia, vai poder fazer melhor uso do livro e desfrutar da história mais do que eu...

De qualquer forma, fica ai outra dica!!!

Beijos e boa leitura!!
Fefa Rodrigues

Nenhum comentário: