sábado, 15 de junho de 2013

Antígona - Sófocles




Hoje de manhã fui fazer uma prova na pós. Como não é na minha cidade, e como eu não sei dirigir, vou e volto de ônibus, o que não me incomoda nada, porque além de ser um trajeto de menos de 30 minutos, eu tiro um bom cochilo. O problema é que se acabo o que tenho que fazer muito cedo, tenho que ficar um tempão esperando o ônibus de volta. Hoje, por exemplo, a espera foi de 1:40h.

Como eu sempre levo um livro comigo, até essa espera é útil. Hoje, como está muito frio, resolvi ler na biblioteca, mas antes de pegar meu Alexandros, fui dar uma olhada nas prateleiras. Muitos livros técnicos, nada de literatura, mas entre um e outro encontrei alguns teatros gregos e, como eram bem fininhos, resolvi aproveitar para dar uma olhada, e assim é que eu tive meu primeiro contato com essa espécie literária!! A leitura ainda ficou mais interessante porque como estou lendo Alexandros sempre fazem menção a obras como essa.  

Como é uma peça, só tem fala, não tem descrição, o que torna a leitura ainda mais rápida. Nesse caso, a história de Antígona, uma jovem de Tebas que desafia Creonte, o rei tirano que impede que seu irmão morto seja sepultado e receba os rituais fúnebres e, por isso, é condenada a morte. A história é bem curtinha e não vou contar detalhes porque senão perde a graça e quero incentivar a leitura (são só 96 páginas nessa edição de bolso).

Apesar de ser algo curto, eu adorei!! Gostei muito dos diálogos, porque são sempre argumentativos, gostei da personagem Antígona e resolvi trazer o livreto para casa, para anotar algumas das frases que mais gostei, especialmente relacionadas à política que é meu meio ambiente natural!!

Enfim, foi assim que, graças a demora do busão, eu conheci o teatro grego e sinto que me apaixonei!!!

Gente, que frio... volto agora pra debaixo das cobertas, pra terminar a leitura de Alexandros e tentar postar a resenha até amanhã!!!

Beijos, beijos, beijos...
Fefa Rodrigues


2 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Teatro grego é mesmo muito legal. Que saudades das minhas aulas de Estudos Clássicos na faculdade, só falando da Ilíada, Antígona, Édipo, Ulisses...Melhor matéria da faculdade, sem dúvida!

Beijos!

Leticia disse...

Oi Fefa..

Muito bom mesmo teatro Grego. Uma história que me interessaria com certeza.
As vezes vale a pena mesmo ler, um livro fininho. Muito bom também.
Mas uma leitura para coleção.

Beijos
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br