segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Autores Preferidos - Zafón

Hoje li a resenha da Fê, do Na Trilha dos Livros sobre o livro O Prisioneiro do Céu, do Zafón, então pensei em falar um pouco sobre meus escritores favoristos, e um deles é esse espanhol que eu descobri sem querer, quando vi A Sombra do Vento na vitrine de uma livraria e, só pela capa, comprei o livro. 

Carlos Ruiz Zafón é um escritor espanhol, e seu primeiro romance foi O Príncipe da Névoa dirigido para o público infanto-juvenil, e já de cara teve um enorme sucesso. Na mesma linha, vieram El Palacio de la Medinoche e Las Luces de Semptiembre que, até onde eu sei, não foram traduzidos para português.

Marina foi o primeiro livro dirigido para o público mais adulto, porém, como eu disse acima, meu primeiro livro do Zafón foi A Sombra do Vento, e, na sequencia, O Jogo do Anjo e O Prisioneiro do Céu. Todos estes se passam em Barcelona, e apenas Marina não tem ligação com os demais (até onde eu pude perceber).

 
O que me cativou em Zafón foi, em primeiro lugar, a melâncolia de sua escrita e de suas histórias, a forma como o destino parece brincar com nossas vidas, algo que me lembrava uma pitada de Gabo. Além disso, as narrativas sempre têm um toque sombrio, se passando entre casarões cheios de "fantasmas" (não fantasmas no sentido exato da palavra, mas como lembranças impregnadas em suas paredes) e pelas ruas de uma cidade que ainda sangra.


 A O Jogo do Anjo, A Sombra do Vento (este eu já li três vezes) e O Prisioneiro do Céu têm suas histórias "amarradas", já que envolvem os mesmos personagens, todos ligados pelo destino, mas, apesar de ser esta a sequência cronológica, é possível ler estes livros em qualquer ordem, e eu indico a leitura de todos eles, porque são ótimos!! E, ao final de O Prisioneiro do Céu, percebemos que a história da Família Sempere e de seus amigos ainda está longe de terminar.


Depois de ler estas obras, com certeza, a gente passa a sonhar em conhecer Barcelona!!!


Fica ai a dica de uma leitura muito boa!!
Beijos,
Fefa Rodrigues



3 comentários:

Nadia V. disse...

Próximo autor que eu vou conhecer. :)
Já tinha o Jogo do Anjo e O Nome do Vento que comprei há um tempinho e ganhei O Prisioneiro do Céu. Lerei em breve. \o/
Beijo

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Olha, me arrepiou o anjinho no final...E Zafón agora (na verdade, desde que li A Sombra do Vento) é um dos meus autores preferidos, e preciso conhecer Barcelona por causa dos livros dele ;D

Estou adorando O inverno do mundo! `muito fácil de ler, a história é envolvente e eu estava louca pra revisitar os personagens de Queda de Gigantes.

Pena que esse que você está lendo ser chatinho...eu estava empolgada para ler, e tenho outro dele, que conta a história de William Wallace, e agora fiquei com o pé atrás pra ler...mas não dá pra julgar um pelo outro, então vou ler o meu assim que der.

Beijos!

Dora Delano disse...

tá na lista! =]