quarta-feira, 4 de julho de 2012

9 de Julho

O dia 9 de julho é feriado aqui no estado de São Paulo, mas muita gente não conhece sua origem, por isso resolvi falar um pouco sobre a data, pois, 9 de julho, além de ser o nome de uma avenida muito famosa de São Paulo é um dia especial para os paulistas e comemora a Revolução Constitucionalista de 1932!!

"No momento eu faria tudo, eu daria tudo para São Paulo se separar do Brasil" - Mário de Andrade

O movimento, também conhecido como Guerra Paulista, durou pouco tempo, de julho a outubro de 1932, e tinha como finalidade derrubar o governo ditador do presidente Getúlio Vargas e promulgar uma nova Constituição. Com o passar dos dias, ele tomou ares separatistas, mas não era esta a essência do movimento.

Tudo começou em 1930, com a Revolução que derrubou o governo de Washington Luiz e impediu que Júlio Prestes, o presidente eleito, assumisse o governo. Getúlio Vargas tornou-se o "presidente", e invalidou a Constituição de 1891, com isso colocando fim à República Velha e acabando com a autonomia que os estados-membros possuiam, ou seja, o governo federal poderia intervir no estado como bem entendesse, inclusive os governadores eram nomeados pelo próprio Getúlio, e isso não agradou nem um pouco os estados e os paulistas principalmente, já que era o estado mais rico do país.

A revolta teve como estopim a morte de cinco jovens paulistas por partidários da ditadura, e é em homenagem a eles que vemos muito por São Paulo a silga M.M.D.C, que, inclusive, se tornou o nome de uma sociedade secreta que tinha como finalidade lutar contra a ditadura de Vargas.

"O que não compreendo é que uma nação, como o Brasil, após mais de um século de vida constitucional e liberalismo, retrogradasse para uma ditadura sem freios e sem limites como essa que nos degrada e enxovalha perante o mundo civilizado!" - Júlio Prestes

A eclosão aconteceu em 9 de julho, mas as batalhas não duraram muito. O bloquei ao Porto de Santos acabou com a economia paulista, e o apoio esperado de outros estados acabou não vindo. São Paulo perdeu a Guerra, mas a revolução iniciou o processo de redemocratização do país. 

"Morro mas São Paulo vence!" - Paulo Virgínio

Foi só um pouquinho do assunto, mas já dá para ter uma idéia do que o feriado representa, não é?

Beijos, e boas leituras... aguardando a chegada do feriado prolongado!!!
Beijos,
Fefa Rodrigues


6 comentários:

Tais Oliveira disse...

Fe....ótimo post, você já tinha me "explicado" o assunto, masi agora eu estou sabendo quase tudo..hahaha

Beijos

Taís

Dora Delano disse...

Lênin dá piruetas em seu túmulo por chamarmos o que aconteceu em 1930 de revolução. Mas acho que já em comum...

Fefa Rodrigues disse...

heheheh... realmente, acredito que não temos conhecimento de uma revolução real, não é?

CMachado disse...

Fefa,
parece que teve até bombardeio aéreo né?
O primeiro embate aéreo no Brasil e deixou marcas profundas em S. Paulo, que se refletiu nos monumentos e nomes de ruas e avenidas...

Fefa, meu filho ta indo p/ ai na quinta p/ um evento de anime, ele adora...
Um dia vou conhecer S. Paulo...
Bjk

CMachado disse...

Aprendi na Facul de História que para ser revolução, teria que se mudar o status quo.
Mudou a Constituição (conjunto de Leis que rege uma nação)que o Brasil estava privada desde 1930, então acho que esta dentro de uma Revolução. Não?

Fefa Rodrigues disse...

Orquidea, minha subrinha tbm adora anime!!!! é provavel q ela va ao evento tbm, ela mora em sp nos dias de semana hehehe... só vem pra Tatui na sexta!!!

vc tem q vir conhecer são paulo!!!